Dia Nacional do Muriqui: PG é casa de espécie ameaçada de extinção

Maior macaco das Américas é avistado no Núcleo Itutinga-Pilões, sediado na Cidade

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 27/08/2025

 

O Dia Nacional do Muriqui, maior macaco das Américas, é festejado em 27 de agosto. Praia Grande desponta como referência por ser considerada como uma das casas desta espécie ameaçada de extinção. O animal pode ser avistado na Cidade em áreas protegidas de mata da Serra do Mar, como no Núcleo Itutinga-Pilões.

 

A presença de muriquis em Praia Grande é resultado também de ações colocadas em prática pela Prefeitura que buscam preservar o meio ambiente, fauna, flora e os recursos naturais. As iniciativas de sucesso já valeram premiações, como a do Programa Município Verde Azul.

 

“Praia Grande tem um trabalho muito significativo de preservação do meio ambiente. A Cidade conta com um importante termo de cooperação com a Fundação Florestal, assinado neste ano, que colabora para ampliar atividades ligadas ao ecoturismo, ações de educação e proteção ambiental. Vamos preparar estudos para um futuro ponto de avistamento de primatas na área da unidade de conservação”, adiantou.

 

As características do Muriqui são inconfundíveis. O macaco é considerado o maior primata da Américas. Possui cerca de 1,5 metros e aproximadamente 15 quilos. No Brasil, a espécie só é encontrada dentro das matas, mais especificamente, na Mata Atlântica. São duas espécies: muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) e muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides).

 

“O muriqui-do-sul vem sendo avistado em Praia Grande em nossas matas da Serra do Mar, áreas protegidas e que colaboram para a existência da espécie. Ele tem uma importância ecológica, uma vez que atua como restaurador da floresta, já que dispensa em um dia sementes de até oito espécies de plantas. Assim, ainda colabora para a conservação da Mata Atlântica, que abriga mananciais de água potável”, comentou o secretário.