EM Newton de Almeida Castro doa duas cadeiras de rodas ao Fundo Social de PG
Unidade de ensino realiza ação com alunos e comunidade há mais de 10 anos
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 08/07/2025
Há mais de 10 anos, a EM Newton de Almeida Castro, no Bairro Vila Sônia, mobiliza alunos, professores, funcionários e toda a comunidade para uma ação para lá de especial. A unidade de ensino arrecada tampas de garrafas pet e lacres de latinhas para doação. Essa iniciativa resulta na troca dos itens por cadeiras de rodas. Nesta segunda-feira (7), mais duas foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande.
A solenidade que marcou a doação de uma cadeira de rodas comum e outra para banho aconteceu na EM Newton de Almeida Castro. A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou da ação. Na ocasião, a Secretaria de Educação (Seduc) foi representada pela diretora da Coordenadoria de Ação Comunitária, Tulla Cesar, e pela chefe da Seção de Educação Infantil, Nycolle de Oliveira.
De acordo com a diretora da unidade de ensino, Jaqueline Andreia da Silva Gomes, todos os anos a escola faz a entrega de cadeiras ou dos lacres e tampinhas para o FSS. Em 2025, além da doação direta, a EM Newton de Almeida Castro também participou da primeira etapa da Gincana Verde. No início do mês de julho, a Seduc repassou para o Fundo Social mais de 1 tonelada de tampas de garrafas pet, por meio da iniciativa organizada pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA).
"A arrecadação de lacres e tampinhas está no nosso projeto político pedagógico (PPP) e se tornou uma tradição da escola. Tanto que os comerciantes no entorno já estão acostumados e guardam para nós os lacres e tampinhas, pois sabem que é para uma causa especial", destacou a diretora. "E ver essa mobilização toda das crianças, dos funcionários e professores, bem como dos pais e toda a comunidade, evidencia um trabalho que busca mostrar a importância de olhar para o próximo".
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, as escolas municipais estão de parabéns pela mobilização dos alunos na arrecadação de lacres e tampinhas. "Fico imensamente feliz em ver as crianças participarem dessa causa social. Sempre tivemos o pensamento de que as unidades de ensino poderiam fazer mais em prol do próximo. E iniciativas como essa e a quantidade de material coletado só na primeira etapa da Gincana Verde reforçam isso".
Gincana Verde – Na edição deste ano, a Gincana Verde tem como objetivo conscientizar os alunos, familiares e toda a comunidade escolar sobre o descarte correto de lixo. Para isso, a ecoação trabalhará com as 78 escolas municipais para que coletem tampas de garrafas pet. Toda a iniciativa organizada pelo Departamento de Educação Ambiental abordará a temática "Tampinhas que Movem. Ação que Faz a Diferença".
As escolas municipais serão divididas em duas categorias. Em uma ficarão reunidos os prédios educacionais que atendem à Educação Infantil, enquanto na outra estarão os de Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Gincana Verde doará todo o material arrecadado pelas unidades de ensino ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande.
A competição ocorre até setembro deste ano. Uma vez por mês, as escolas municipais devem se dirigir ao Departamento de Educação Ambiental para a entrega do volume arrecadado naquele período para que seja pesado. Ao final da Gincana Verde, serão consideradas vencedoras as unidades de ensino que arrecadarem mais tampas de garrafas (peso) em cada categoria.
Campanha – Desde 2019, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande realiza a campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio e tampinhas de garrafas pet, com o objetivo de utilizar o material para aquisição de cadeiras de rodas para a população carente. Qualquer pessoa pode participar.
Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.