Palácio das Artes tem três novas opções de exposições no mês de julho

Mostras já podem ser visitadas gratuitamente, de terça a sexta, das 14h às 17h

Por: GABRIEL NEVES (estagiário) MTB: | 08/07/2025

Fotos AMAURI PINILHA (Prefeitura de Praia Grande)

Julho está com exposições inéditas para moradores e turistas aproveitarem o melhor da cultura em Praia Grande! São três novas exposições imperdíveis no Palácio das Artes, com entrada gratuita e visitação de terça a sexta, das 14h às 17h, exceto em pontos facultativos e feriados. “Jeito Caiçara”, “Entre Céu e Mar: O Olhar de um Caiçara” e “Entre Redes e Ondas” são as novidades disponíveis, além de “Entre Flores e Cores” que foi prorrogada. Todas elas seguem até o dia 04 de agosto.


As novas mostras retratam a cultura caiçara sob a ótica de diferentes artistas. A exposição “Jeito Caiçara” (realizada pelo Grupo ISO Santista, disponível no Hall Superior Osmário Barreto) tem como proposta valorizar e evidenciar a cultura caiçara. Reúne 20 fotografias produzidas por 11 fotógrafos, que retratam elementos característicos da vida caiçara, como paisagens, símbolos, tradições e cenas do cotidiano. Já “Entre Céu e Mar: O Olhar de um Caiçara” (de Rodrigo Jesus, também no Hall Superior Osmário Barreto) revela a beleza singular do nascer e do pôr do sol no litoral paulista, instantes eternizados entre o mar, o céu e o sentimento.


Em “Entre Redes e Ondas” (disponível no Museu da Cidade), a curadoria foi realizada pela equipe do Museu e da área de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo. A mostra reúne obras do acervo do Museu da Cidade que registram o período entre as décadas de 1940 e 1960, quando a pesca de arrasto com bois e pescadores era fundamental para a vida em Praia Grande. Antes da chegada do turismo e da urbanização, as redes eram lançadas ao mar e puxadas em um esforço coletivo.


A exposição “Entre Flores e Cores” (de Renata Iudicibus, disponível no Hall de Entrada) foi criada com tinta acrílica, giz pastel seco e técnicas livres. A produção é guiada pela emoção, dando vida às peças por meio de uma combinação de texturas e movimentos expressivos. O processo, totalmente intuitivo, permite que a inspiração flua sem estar sujeita a expectativas ou condicionamentos. O secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, destaca a importância de sempre oferecer diferentes opções de lazer para que moradores e turistas possam contemplar o melhor da arte na Cidade.


“Neste mês, escolhemos obras que valorizam a nossa cultura e ancestralidade, gerando uma conexão com os visitantes. Cada mostra destaca uma ótica diferente sobre o mesmo tema: a cultura caiçara. Além disso, a exposição de Renata Iudicibus, aberta em junho, continua disponível até agosto — mais tempo para moradores e turistas contemplarem a mostra”, afirmou Petiz.


Endereço - O Palácio das Artes está localizado na Av. Pres. Costa e Silva, nº 1600, no bairro Boqueirão. O espaço conta com estacionamento gratuito para 70 veículos.