Equipes do SAMU e da UTS de Praia Grande realizam capacitação

Atividade visa manter os profissionais atualizados para atender a população

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 17/10/2025

 

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (SAMU) e da Unidade de Transporte de Saúde (UTS) de Praia Grande tem frequentemente sido capacitadas para manter a excelência dos serviços à população praia-grandense. Na última semana, os servidores que atuam nesses dois serviços de remoção de pacientes se encontraram na base da UTS, no Bairro Aviação, para uma atualização acerca de inúmeros temas importantes para o dia a dia do trabalho das equipes.

 

Entre os temas abordados estiveram: atendimento às remoções, manipulação de cadeira de rodas e maca-lona, avaliação na cena do trauma, avaliação primária e secundária, imobilização de fraturas e manipulação de prancha rígida, cinto aranha, torniquete e linguagem de comunicação via rádio, com material impresso. Também foi tema o atendimento a vítima de queda de moto, tratando desde a retirada de capacete, rolamento de 90º e 180º graus e posterior protocolo de trauma.

 

Os profissionais novos puderam agregar conhecimento e aqueles que já atuam no dia a dia puderam reforçar as informações. A capacitação foi conduzida pela enfermeira Simone Zunega, que atua na Unidade de Transporte em Saúde (UTS) do Município e é especialista em Atendimento Pré-Hospitalar, Educação em Saúde do Adulto, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre outras áreas.

 

SAMU – Praia Grande possui uma rede de Urgência e Emergência estruturada. O Município possui atualmente quatro bases descentralizadas do SAMU que fazem o atendimento de urgência e emergência em todo o Município. As unidades ficam nos bairros Samambaia, Quietude, Boqueirão e Maracanã. A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Para acionar o serviço do SAMU, basta discar 192.

 

UTS – As UTS fazem o transporte e remoção de pacientes entre unidades de saúde. Para acessar o serviço, os cidadãos devem atender a critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem oxigênio dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.