Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busch completa 60 anos de história

No dia 28 de julho, a instituição de ensino realiza cerimônia para marcar a data

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 16/07/2025

Divulgação
Divulgação


 

Tradicional estabelecimento de ensino, a Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busch, situada no Bairro Boqueirão, tem a sua história entrelaçada com a cidade de Praia Grande. Responsável por formar milhares de cidadãos do Município, a unidade completa 60 anos em 2025. Para marcar esse momento, a instituição fará uma solenidade no dia 28 de julho, às 12 horas, na própria unidade, para celebrar com todos que ajudaram a construir toda essa trajetória.

 

Durante a solenidade, os organizadores farão homenagens e agradecimentos a personalidades que marcaram a história da instituição de ensino. As principais autoridades do Município receberam o convite para prestigiar a cerimônia, assim como, docentes antigos e atuais que contribuíram na educação e formação dos alunos para quem lecionaram. Parceiros como os proprietários de estabelecimentos comerciais, como Família Figuerôa, Eduardo Ferreira, da padaria Alvorada, Suely Toschi e o Silvio Luis dos Anjos autor do livro "Memórias de uma formação cidadã" onde é relatada a história da escola.

 

A Escola Kuntz Busch, como é popularmente conhecida, será toda preparada para o evento. Os organizadores farão uma exposição de fotos relativas a história da unidade que ficarão dispostas nos corredores. Os visitantes também poderão conferir algumas iniciativas desenvolvidas pela escola que estarão à mostra, entre elas, o projeto de Iniciação Científica realizado em parceria com a Universidade Católica de Santos (Unisantos), ações de sustentabilidade, grêmio estudantil, sarau literário, entre outros.

 

A escola estadual de Praia Grande foi a primeira unidade de ensino do Município, inicialmente chamada Ginásio Estadual de Praia Grande e depois Colégio Estadual de Praia Grande. “A Escola Kuntz Busch foi a primeira na Cidade. Por isso, é fundamental celebrarmos essa data tão marcante. Todos que de alguma maneira fizeram parte da escola se sentem pertencentes à instituição”, destacou a professora Erika Monteiro que, ao lado do docente Sandro Andrade, está à frente da organização da solenidade.

 

Quem foi? – Patrono da unidade de ensino, Dr. Reynaldo Kuntz Busch foi médico, jornalista e membro da Academia de Medicina de São Paulo. Nascido em Limeira em 1898, faleceu na capital paulista em 1974. Formou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, em 1935. Especializou-se em cardiologia, em 1939, pela Faculdade de Medicina da USP, e em medicina aplicada à educação física e esportes, em 1942, na Escola Superior de Educação Física da USP.

 

Em 1943, Reynaldo Kuntz Busch passou a integrar o Departamento Médico do Estado de São Paulo como chefe do Serviço de Biometria Médica da Divisão de Seleção do Estado. Trabalhou como médico clínico no Departamento Médico do Serviço Civil do Estado até 1955. A seguir, exerceu a função de médico cardiologista do mesmo setor, em 1956, quando na sequência recebeu a promoção e passou a responder como diretor da Divisão de Exames e Inspeção de Saúde.

 

Reynaldo Kuntz Busch também participou de eventos internacionais no ramo da medicina, como os quatro primeiros congressos Mundial de Cardiologia. Tais iniciativas, ocorreram respectivamente, em 1950, em Paris/França; em 1954, em Washington/EUA; em 1958, Bruxelas/Bélgica; e em 1962, no México. Além disso, foi sócio titular da Sociedade dos Cavaleiros de São Paulo, Instituto Geográfico Brasileiro, Ateneu Paulista de História e Ordem Nacional de Bandeirantes, informa Academia de Medicina de São Paulo.

 

Endereço – A Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busch está situada na Rua Iporanga, 311, no Bairro Boqueirão.