Estagiários do Programa Bolsa Estágio do Ensino Médio participam de palestra do Sebrae

Momento trouxe insights sobre empreendedorismo para os jovens

Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 03/11/2025

Fotos: Fred Casagrande / Prefeitura de Praia Grande


Os estagiários da Prefeitura tiveram uma manhã diferente e repleta de aprendizados! Os jovens que estão trabalhando em diversos setores da Administração Municipal, por meio do Programa Bolsa Estágio do Ensino Médio (BEEM), participaram de uma importante palestra do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, nesta segunda-feira (03).  


A palestrante e analista de negócios do Sebrae Baixada Santista, Vanda Machado, abordou o seguinte tema: “Empreender no digital: sua jornada começa aqui”, trazendo importantes insights para quem pensa em seguir o caminho do empreendedorismo e investir em seu próprio negócio no futuro.


Logo no começo da palestra, uma pergunta já instigou e mexeu com o imaginário dos jovens: “Qual é o seu sonho?”. Para o estagiário, João Victor, de 17 anos, um dos seus sonhos está relacionado ao tema da palestra. “Começar a trabalhar está sendo um aprendizado muito bom e estou muito feliz. Estou crescendo inclusive como pessoa. E essa palestra é importante para ver que você pode ter uma cabeça empreendedora e trabalhar para você mesmo. Ainda não sei o meu rumo, mas quero um dia trabalhar para mim e ser dono do meu próprio negócio”, disse ele.


Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, Praia Grande se destaca com iniciativas voltadas aos jovens. “Essa parceria com o Sebrae reforça que o Programa pode ir muito mais além e trazer um mundo de oportunidades para eles. O trabalho aqui na Prefeitura é um primeiro passo e abrirá portas para a carreira profissional, seja como funcionário no setor público ou em uma grande empresa, ou até mesmo como dono do próprio negócio”, afirmou Schell.


O Programa – A Prefeitura de Praia Grande conta com 100 jovens participantes do BEEM e que estão trabalhando em diversas secretarias municipais nas áreas técnicas que eles estudam, como: desenvolvimento de sistemas, vendas, logística e administração. A iniciativa, inédita no Município, é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e tem parceria com o CIEE, que faz o gerenciamento das bolsas de estudo. A Prefeitura ficou responsável por pagar o vale-transporte aos jovens que moram longe do trabalho.