Exemplos de sucesso e tendências de mercado elevam discussão sobre o empreendedorismo feminino em PG
Debate ocorreu no 3º Encontro Municipal da Mulher Empreendedora, realizado em 18/11
Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 01/12/2025
Você sabia que as mulheres representam quase metade dos empreendedores da Baixada Santista? Pois é, elas respondem por 47% desse público na região, totalizando mais de 190 mil empreendedoras locais – de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Em Praia Grande não é diferente, o número de empreendedoras na Cidade só cresce a cada dia. Exatamente para proporcionar o debate sobre esse mercado, sua realidade de momento e as tendências de consumo para 2026 que a Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) promoveu o 3º Encontro Municipal da Mulher Empreendedora, em 18 de novembro, no Auditório Jornalista Roberto Marinho.
Em uma noite de reflexões e aprendizados, uma série de dicas que visam dar mais consistência, credibilidade e visibilidade aos negócios deram início ao bate-papo. Quem falou mais sobre isso foi a consultora de negócios do Sebrae, Michele Divino. “Tudo começa com uma mentalidade de expansão: querer crescer e se condicionar a isso. É o que chamo de ‘Possibilismo’. Outra dica é adotar o ‘Varejo de Emoção’, que é quando se proporciona experiências que conectam o público ao negócio, através de ambientes acolhedores, atendimento afetivo ou surpresas agradáveis. A inteligência artificial é outra ferramenta cada vez mais utilizada, que também pode ajudar bastante quando adotada com sabedoria: na automatização de tarefas, no aumento da produtividade e até na tomada de decisões baseadas em dados”.
Na sequência, o painel ‘Mulheres que Inspiram: Vivências do Empreendedorismo Feminino em Praia Grande’ tomou à frente do encontro e trouxe novos ingredientes ao debate, como exemplos de sucesso e de inspiração. A proprietária da Bolaria Luz, Izabel Luz, por exemplo, contou o que a levou a ser uma das bolarias mais conhecidas da Cidade. “Estamos há 8 anos no mercado, mas o início não foi fácil. Na época que começamos, a maioria dos negócios do tipo só focava em bolos gourmet, que estavam em alta no momento. Nós, por outro lado, queríamos fazer algo diferente e então decidimos apostar em receitas caseiras, no simples com qualidade. Aos poucos foi dando certo, até que lançamos uma opção no cardápio que se tornou nosso carro-chefe e nos fez ser conhecidos em toda a Baixada Santista: o bolo de banana com doce de leite”.
A cirurgiã dentista, especialista em estética e harmonização facial, Thais Cavalcanti, foi outra empreendedora que compartilhou um pouco mais de sua trajetória profissional. “No meu caso, acabei entrando na odontologia por acaso. Porém, conforme fui estudando e aprendendo mais sobre a área, me encontrei, provei para mim mesma do que sou capaz e, hoje, vejo que tudo valeu a pena. Atualmente, tenho meu consultório, com uma boa carteira de pacientes da região e até do exterior. A cada dois meses, viajo para Londres e faço atendimentos por lá – algo que sempre idealizei e, no fim, consegui”.
Já a psicóloga Katia Lopes emocionou a todos com sua história de superação, ao relatar sua luta contra um câncer de ovário. “Recebi esse diagnóstico há 6 anos, abalando completamente minha estrutura pessoal e profissional. Desde então, travei grandes batalhas contra a doença, sendo levada ao limite diversas vezes, mas o amor de minha família (em especial de meus filhos) e, principalmente, o amor à vida me movem a cada dia e não me deixam desistir. Por isso que digo: não podemos deixar de acreditar, nunca. Tudo em nossa vida tem uma razão de acontecer. Nós, por outro lado, temos que ter um propósito: o meu é Deus. Essa é a mensagem que deixo: acredite sempre em você, na sua história e no que é capaz. Quando feito com amor, tudo dá certo”.
Evento – O evento, que celebrou o Dia Municipal da Mulher Empreendedora e o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino (ambos comemorados em 19 de novembro), contou com o apoio ainda da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACEPG), da Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade (CDL/PG) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
