Saúde mental em pauta: servidores de PG participam de campanha de conscientização sobre o tema

Conteúdo destacou a importância do debate sobre o assunto no ambiente de trabalho

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 03/02/2026

Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

Você sabia que janeiro é o mês em que se realiza a campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental? Conhecido como ‘Janeiro Branco’, esse movimento social foi criado no Brasil em 2014 e busca chamar a atenção para a construção de uma cultura sobre o tema na vida das pessoas e no país. Pensando nisso, a Prefeitura de Praia Grande promoveu um debate específico a respeito para seus servidores municipais na última sexta-feira (30), no Auditório Jornalista Roberto Marinho.

 

Realizado pela Secretaria de Administração (Sead), por meio da Divisão de Treinamento e Capacitação, o encontro abordou os diferentes tipos de problemas que mais afetam os profissionais e os cuidados necessários para se ter uma vida mais saudável e equilibrada, no ambiente de trabalho e fora dele. A palestra foi ministrada pela psicóloga do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Ilva Anunciação.

 

Para ela, há diversos sinais que acendem um alerta e indicam que algo pode não estar bem. “Entre os mais comuns, estão autoestima baixa, boca seca, cansaço constante, dificuldade de concentração, dor de cabeça recorrente, mudanças de humor frequentes (como irritabilidade), perda de peso sem causa aparente, taquicardia, entre outros sintomas que precisam de um olhar um pouco mais próximo”.

 

Em casos assim, a ajuda de um especialista no assunto, como um psicólogo, pode fazer toda a diferença. “Um profissional capacitado é quem, muitas vezes, vai conseguir oferecer a ajuda que a pessoa precisa, de forma adequada e com métodos eficazes. Da mesma forma que ações de conscientização, como essa que fizemos, também contribuem e muito. São medidas que podem ajudar a salvar vidas”, acrescentou.

 

Ainda de acordo com Ilva, outro ponto positivo é que cada vez mais quebra-se o tabu e o medo contra tratamentos psicológicos e terapêuticos, o que também é fundamental para se alcançar ainda mais pessoas que necessitam. “Estudos recentes mostram que, atualmente, 67% da população nacional investe ou pretende investir em cuidados com a saúde mental. Inclusive, hoje o Brasil é o país com o maior número de psicólogos no mundo, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP): são 574 mil profissionais registrados nessa área, considerando números até setembro de 2024, frente aos cerca de 260 mil cadastrados em 2015”.