Festa da Tainha promove tarde de alegria e diversão aos idosos do Lar São Francisco de Assis

Reconhecido na Cidade, encontro já é tradição e ocorre há 20 anos na instituição

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 18/08/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

Proporcionar uma tarde diferente aos idosos atendidos no Lar São Francisco de Assis, em Praia Grande: esse é o objetivo dos organizadores da Festa da Tainha, ao levarem muita alegria, comida boa, música e diversão à casa de acolhimento. Foi o que aconteceu na tarde deste domingo (17), em mais uma edição desse encontro tradicional na Cidade, que já conta com 20 anos de realização.


Quem destacou um pouco mais dessa história foi o atual presidente do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, responsável pela organização do evento, Betinho Fonseca. “Tudo começou com um projeto de cunho social, com o intuito de fazer bem ao próximo, até que veio a ideia de propiciar esse almoço solidário aos idosos atendidos no Lar e foi um sucesso desde a primeira edição, se tornando algo fixo em nosso calendário. Para nós, é um prazer promover uma tarde tão gostosa como essa e conseguir, a cada ano, ir melhorando e solidificando a ação”.


Corrente do bem que começa até antes do almoço solidário, tendo início na própria Festa da Tainha – que, este ano, teve a realização de sua 26ª edição ao longo de todo o mês de julho. Segundo Betinho, parte da renda arrecadada no evento será destinada ao Fundo Social de Solidariedade, como de costume, para auxiliar nos diferentes trabalhos capitaneados pela instituição. “Com toda a certeza. Todo ano fazemos questão de contribuir com o Fundo Social, doando também diferentes equipamentos e materiais que possam vir a ser necessários. Inclusive, com a melhora de nossas festas, conseguimos fazer até mais em cada doação e isso é muito gratificante”, acrescentou.


Parceria exaltada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Dona Maruca. “São duas décadas de festa aqui no Lar – algo sempre muito prazeroso para todos, principalmente para os idosos. É um momento ímpar, de muita alegria, amor e carinho por parte de todos os envolvidos. A gente agradece aos idealizadores por isso e pelas doações que sempre ocorrem após a Festa da Tainha”.


O prefeito do Município, Alberto Mourão, também esteve presente no evento e, assim como Dona Maruca, ressaltou a parceria com a organização. “A Festa da Tainha como um todo é muito tradicional em nossa Cidade e é uma celebração que só cresce a cada edição. Da mesma forma que esse almoço solidário, que agora conta também com o apoio de diferentes jovens, o que é fundamental para que eles possam entender esse espaço e o que pode ser feito pelos mais velhos para atender suas necessidades. Sem contar que visitas são sempre bem-vindas: eles ficam felizes com isso, em serem vistos, serem ouvidos”.