Fomento da economia local e oportunidades para empreendedores são destaques em Praia Grande

Temas foram ressaltados no 8º Encontro Municipal do Empreendedor, realizado na última semana

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 23/07/2025

Foto: Will Urbano / Prefeitura de Praia Grande

 

Proporcionar um desenvolvimento ainda maior da economia local e promover experiências, networking e novas oportunidades de negócios aos microempreendedores individuais (MEIs), microempresários (MEs) e empresários de pequeno porte (EPPs), além de futuros empreendedores: este foi um dos objetivos da Prefeitura de Praia Grande com a realização do 8º Encontro Municipal do Empreendedor, no dia 16 de julho.

 

Foi o que disse o secretário de Assuntos Institucionais, João Corrêa Neto, que ressaltou o quanto a Cidade e os empreendedores locais ganham com um evento como esse. “A realização deste encontro anual é fundamental, exatamente para fomentarmos a economia do nosso Município. Acredito que, através das palestras e conteúdos propostos, as informações que são passadas acabam servindo de apoio e de inspiração, tanto para as pessoas que estão começando quanto para as que já estão inseridas no mercado – que veem as inúmeras possibilidades de negócios que temos e as reais chances de sucesso”.

 

Entre elas, estavam as irmãs Raquel Cristina e Talita Lopes, que há praticamente um ano decidiram abrir o próprio negócio: uma loja de joias e acessórios. “Foi a primeira vez que viemos ao evento e, para nós, foi algo maravilhoso. A quantidade de conhecimento que recebemos para poder administrar melhor o nosso comércio foi enorme, nos dando novas ideias e aumentando ainda mais a nossa vontade de seguir nesse caminho: que não é fácil, é verdade, mas vale a pena”, pontuou Raquel.

 

Quem contou um pouco mais do universo do empreendedorismo foi um dos palestrantes do encontro, o CEO e fundador do Grupo DDLimp, Marcelo dos Santos. “Temos que incentivar as pessoas, pois, às vezes, elas têm algo que pode dar muito certo. Então temos que orientá-las, passar nossa experiência para elas, até para ajuda-las no início do negócio, que é o momento mais desafiador”.

 

A sócia-proprietária da Carol Calazans Doceria, Carol Calazans, também apresentou seu modelo de negócio como um exemplo de sucesso e aconselhou os mais novos nesse mercado. “É muito legal ter em quem se inspirar e saber que o momento que você está passando, um dia, também já foi um desafio para a pessoa na qual se espelha. O mais importante é viver o processo e ter a ciência que nem tudo são flores, pelo contrário, tem muito trabalho duro, ao mesmo tempo que muita alegria e propósito”.

 

Apoio – O evento, realizado pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), contou ainda com as parcerias da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACEPG), da Câmara de Dirigentes Lojistas do Município (CDLPG) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

O gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Rosas, realçou a importância de iniciativas como essa. “Nós marcamos presença nesse encontro desde o início, há 8 anos, trazendo conteúdos para ele e dando todo o suporte necessário aos empreendedores da Cidade: tanto para aqueles que querem montar um empreendimento (os orientandos desde os primeiros passos até a formalização da empresa), quanto para os que já têm um negócio (os auxiliando com finanças, inovação, marketing, tecnologia, entre inúmeros outros produtos adequados para ajudá-los).