Força-Tarefa Social atende mais de 130 pessoas

Operação ofereceu diversos serviços para pessoas em situação de rua

Por: LUCIANO AGEMIRO | 06/03/2024

(Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

Uma Força-Tarefa Social integrada atendeu a mais de 135 pessoas em situação de rua na quarta-feira (6). A ação integrada percorreu as vias da Cidade oferecendo os diversos serviços disponíveis no Município, que desta vez estavam concentrados no Pavilhão Jair Rodrigues. Doações de roupas, atendimento de Saúde, vermifugação de animais, entre outras opções estavam disponíveis no local.

Equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) cadastraram as pessoas e ofereceram os serviços disponíveis no Centro Pop, como encaminhamento para a rede de Saúde, reemissão de documentos e recâmbio para as cidades de origem. Uma pessoa foi identificada como desaparecida, ou seja, cuja família estava procurando por ela.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) levou para o local os serviços do Consultório na Rua, como vacinação, distribuição de medicamentos, troca de curativos, entre outros. O setor de Saúde Ambiental levou vacinas e vermífugos para aplicação nos pets das pessoas em situação de rua. O trabalho reuniu também equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, voluntários e agentes de trânsito.

Um dos beneficiados pela ação foi o morador de São Paulo, Flávio Alexandre, de 31 anos, que está na Cidade há cerca de uma semana. Ele se cadastrou para ter acesso aos serviços da Cidade, entre eles, a busca por uma oportunidade de emprego. “Foi em busca de emprego que eu vim parar aqui. Quero trabalhar na construção civil. Quero ficar regular, tocar minha vida, tenho três filhos que precisam de mim”.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, a ação tem o objetivo de oferecer um atendimento mais rápido e humanizado. “Por isso fizemos essa grande ação, oferecendo transporte para trazer as pessoas para cá, reunindo os serviços em um único lugar para que possam voltar para casa ou ter acesso aos documentos e muito mais. Não podemos obrigar ninguém a receber atendimento, mas podemos acolher e direcioná-los para os serviços que realizamos”.

Praia Grande conta com diversos serviços direcionados para a população em situação de rua. São eles:

O Centro Pop, onde as pessoas recebem atendimento psicológico, de assistentes sociais e podem ser encaminhadas para a rede de serviços do Município, como atendimento médico, retirada de documentos e encaminhamento ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

O serviço de Abordagem Social, que realiza o mapeamento, a abordagem e busca ativa que identifica, nos territórios, a incidência de pessoas em situação de rua, realizando a sensibilização para que os mesmos busquem o Centro Pop e o Abrigo Solidário;

O Abrigo Solidário Eliane Malzoni é outro local voltado ao atendimento de moradores em situação de rua, oferece acolhimento noturno, acesso à alimentação e higiene pessoal. O local conta com 72 vagas.

A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, que desenvolve o serviço de acolhimento institucional a pessoas em situação de rua. Local conta com 32 vagas.

Consultório na Rua – Veículo equipado para atendimento de Saúde, com consultório, instrumentos e materiais para realização de curativos e demais atendimentos.