Formandos do curso de Cuidador de Idosos comemoram conquistas e oportunidades geradas

Ao todo, foram 138 alunos na formatura, após cinco meses de aulas nos Cafe’s e no PIC

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 21/07/2025

Fotos AMAURI PINILHA (Prefeitura de Praia Grande)


 

A formação profissional é sempre uma conquista e tanto. Para muitos, passa a ser a realização de um sonho, ainda mais quando um leque de oportunidades se abre com a capacitação. Foi o caso dos alunos do curso de Cuidados Domiciliares – Cuidador de Idosos, que, após cinco meses de aulas no Cafe Vila Sônia, no Cafe Sérgio Mainente e no PIC Sítio do Campo, chegaram a tão aguardada formatura.

 

Ao todo, foram 138 formandos, de seis turmas diferentes. Um deles foi Laércio dos Santos, que fez sua estreia nesse mercado. “Foi uma ótima experiência, onde pude adquirir muito conhecimento com uma excelente professora. Agora, minha expectativa é conseguir colocar em prática tudo o que aprendi no decorrer do curso, pois já me sinto apto para trabalhar em prol dos idosos, que integram uma classe muito necessitada e que vem, a cada dia, crescendo mais”.

 

 A aluna Joelma Batista concordou e acrescentou que sempre teve vontade de fazer essa qualificação. “Quando surgiu a oportunidade a peguei com unhas e dentes, até porque já cuido de uma senhora há um ano e tenho certeza que tudo que foi ensinado me ajudará ainda mais em meu trabalho. Inclusive, recomendo essa capacitação para outras pessoas”.

 

O curso foi conduzido através do Sistema IQV – Inovar, Qualificar e Valorizar em Cuidados Domiciliares, metodologia aplicada pela professora e enfermeira voluntária Claudia de Caro, do Projeto Mão Amiga. Com um ensino único e uma carga horária de 150 horas, sua grade incluiu aulas teóricas e práticas, tanto em ambientes internos quanto externos (ao ar livre no Parque da Cidade e na Praça da Liberdade Zumbi dos Palmares, com o tema Recreação com Idosos e abrangência de atividades físicas e sociais, além de treinamentos em primeiros socorros).

 

Habilitação essa que já havia formado outros 80 profissionais nas suas três primeiras turmas, promovidas em 2024. Para a professora Claudia de Caro, o sucesso dessa qualificação se deve a dois fatores principais: o comprometimento e a dedicação de cada um que participou. “O empenho e a vontade de aprender de todos foram fundamentais para que tudo desse certo. Agradeço ao carinho de cada um e deixo mais um recado: sejam as sementes multiplicadoras do amor e estendam as mãos para aqueles que mais precisam”.

 

Apoio – A capacitação contou ainda com o apoio da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Dona Maruca; da secretária de Assistência Social, Gisele Domingues; da coordenadora dos PIC’s e Cafe’s, Jô Luna; e dos diretores das unidades nas quais os alunos estiveram em aula: Fabio Tonini, do PIC Sítio do Campo; Cleusa Mesquita, do Cafe Sérgio Mainente e Maria de Fátima, do Cafe Vila Sônia.

 

Jô Luna, inclusive, contou o quanto é gratificante para ela ver e fazer parte dessa conquista, ainda mais por envolver uma área que cresce cada dia mais em Praia Grande: a geriatria. “Nossa Cidade é amplamente reconhecida pelo trabalho que faz com os idosos e é justamente por isso que investimos nesse tipo de especialização. Eles precisam desse tipo de cuidado e, pensando assim, em comum acordo com a professora Claudia, chegamos a este formato. Aliás, devemos ter novas turmas ainda no segundo semestre desse ano”.