Fundo Social recebe doação de tampinhas e lacres de alunos da Etec Maracanã

Entrega foi realizada nesta quarta-feira (19), nas dependências da própria escola

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 19/11/2025

Fotos: Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande


O Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande recebeu, nesta quarta-feira (19), uma nova doação de tampinhas e lacres: dessa vez, feita por alunos da Etec Maracanã. A presidente do Fundo Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Dona Maruca, esteve presente para receber os materiais, que serão revertidos em cadeiras de rodas que ficarão à disposição de pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitem do equipamento.

 

A entrega foi idealizada por um grupo de oito alunos do 1º ano do Ensino Médio/ Técnico em Marketing, que se dedicaram durante o ano todo para realizar a arrecadação. O resultado foi satisfatório: 3 galões de água de 20 litros lotados de tampinhas e 1 cheio de lacres. Além disso, outros recipientes menores também estavam repletos com os materiais.

 

O projeto dos estudantes foi supervisionado pelos professores Renata Alberguet e Fernando Feijó. Ao todo, a turma conta com 40 alunos, divididos em 8 grupos. Além do que fez a doação, os outros também se dedicaram a realizar trabalhos que contribuíram com causas sociais.

 

“Fico muito grata por ver jovens engajados em causas que vão contribuir positivamente na vida de outras pessoas. O Fundo Social agradece a doação e reforça que está sempre de portas abertas para apoiar esses projetos e receber esses materiais, com o objetivo de continuar realizando um trabalho de excelência para a população de Praia Grande”, destacou Dona Maruca.

 

O professor de marketing da Etec Maracanã, Fernando Feijó, por sua vez, comentou sobre o desenvolvimento do projeto. “Com ele, nosso intuito é proporcionar o desenvolvimento dos alunos para além do que já estão acostumados no dia a dia. Quando eles furam essa bolha e enxergam mais do mundo, mais do ambiente ao redor deles, passam também a desenvolver um pensamento como cidadão, entendendo seu lugar no mundo e trabalhando para impactar positivamente esse local, para a melhoria dele. Quando eles chegam ao mercado de trabalho com essa visão já é um grande diferencial”.

 

Já a diretora da unidade, Cibele Schmidtke Silva, ressaltou a importância dessas iniciativas na vida dos alunos. “O Ensino Médio tem um papel fundamental na formação dos estudantes como cidadãos e atividades como essas servem para que assimilem bem os conteúdos, mas vai além, mostra para eles como exercitar o olhar crítico, identificar um problema na nossa sociedade e buscar uma solução. Esse é o nosso objetivo como educares, prepará-los para a vida em diversos aspectos”.