Usafa Ribeirópolis desenvolve atividades de autocuidado para a população

Práticas corporais e arteterapia estão entre as ações

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 19/11/2025

Fotos: Rodrigo Herrero - PMPG

 

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Ribeirópolis possui um grupo que desenvolve atividades de autocuidado para os moradores do Bairro. Denominado Despertar, o projeto oferece práticas corporais e arteterapia, incentivando os usuários a realizar ações que promovam a saúde física e mental.

 

Os encontros acontecem às segundas-feiras e envolvem diversas atividades que ajudam a movimentar o corpo e também a conhecer algumas práticas manuais. Entre as práticas corporais são oferecidas atividades de mobilidade, força muscular, alongamento, funcional. Nas terapias manuais já foram promovidas aulas de argila, pintura, crochê, entre outras.

 

A auriculoterapia, uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) incorporadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também tem feito parte das ações. A auriculoterapia é uma medicina tradicional chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais a partir de estímulos em pontos específicos da orelha.

 

O grupo é desenvolvido pela fisioterapeuta Gabriela Rizzo e pela psicóloga Paolla Lopes de Deus, ambas residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande. As profissionais atuam na Usafa Ribeirópolis e perceberam a necessidade de oferecer algo para mudar a percepção dos pacientes de que a saúde não é só olhar quando há uma doença, mas para a importância do cuidar de si para evitar problemas ou agravos, trazendo maior qualidade de vida para o dia a dia.

 

“Criamos o grupo voltado para os chamados hiperfrequentadores, que são aquelas pessoas que estão sempre buscando o posto de saúde. Então pensamos em oferecer um trabalho pensado na promoção da saúde, para que as pessoas não venham ao posto apenas pensando na doença, mas também em se cuidar. Aqui promovemos também algumas reflexões sobre qualidade de vida, para que elas consigam levar essa mensagem para o seu cotidiano. E elas gostam muito, demonstram comprometimento, são bem assíduas e dão um retorno positivo”, afirma a fisioterapeuta Gabriela.

 

Para a psicóloga Paolla, o trabalho em grupo tem proporcionado uma mudança na visão das pacientes em relação a sua saúde, reduzindo a dependência de medicamento e, enfim, provocando a emancipação da própria saúde e também em relação a outros aspectos. “A gente percebeu que após o grupo muitas delas têm procurado fazer coisas sozinhas, há relatos de alguns participantes indo para a praia, saindo mais, socializando com outras pessoas a partir dessa troca no grupo”.

 

A aposentada Rosentina Monica, 64 anos, é um exemplo vivo da importância de buscar a saúde para além a doença. Há 10 anos ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que deixou sequelas. Há dois anos ela passou a usar bengala e a sentença era de que ela não iria mais andar sem o auxílio deste apoio. Mas após conversas com a equipe de saúde da Usafa, ela passou a fazer atividade física e, com a criação do grupo, sua rotina saudável se ampliou e hoje ela é das mais participativas, fazendo todos os exercícios sem precisar de bengala e sem qualquer restrição de movimento.

 

“Depois do AVC eu vinha carregada para a Usafa, a expectativa era de que não daria mais para andar porque a perna direita não respondia. Eu tinha muitas dores na coluna, dor de cabeça, não conseguia pegar objetos com a mão direita. Hoje eu subo escada, carrego balde, não sinto mais dor. Faço exercício, mudei minha alimentação para coisas saudáveis e sigo em frente, não posso parar”, conta.

 

O encontro desta segunda-feira (17) foi o último do ano. Em janeiro está previsto o retorno das atividades do grupo. Para mais informações, os pacientes da Usafa Ribeirópolis podem entrar em contato com a equipe de saúde da família da unidade. A Usafa Ribeirópolis está localizada na Rua Doutor Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, nº 471, Bairro Ribeirópolis.

 

Saúde da Família – Com 31 Usafas e mais de 100 equipes, Praia Grande possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF). A atuação dos profissionais é voltada para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, fazendo o acompanhamento da população no seu próprio território.

 

Porta de entrada do SUS, a Usafa é onde o atendimento do cidadão se inicia na rede municipal. Todas as unidades contam com equipe multiprofissional, especializada em Saúde da Família, com médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, técnico de farmácia e administrativo. Compõem a equipe os profissionais multidisciplinares do programa eMulti (antigo Nasf) e dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Também fazem parte os educadores físicos que atuam nas 11 Academias da Saúde de Praia Grande, oferecendo atividades físicas gratuitas para pessoas de todas as idades.

 

A Saúde da Família começou a se desenvolver em Praia Grande nos finais dos anos 1990 e início dos anos 2000 e se fortalece a cada ano, com investimentos em estrutura, funcionários e capacitação. Trata-se de uma especialidade que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as fases da vida. Existe um foco na família e na pessoa, com orientação para a comunidade.

 

As equipes das Usafas de Praia Grande são especializadas em Saúde da Família, logo, estão capacitadas a resolver inúmeras questões de saúde na própria localidade do paciente. Para se ter uma ideia da importância da Saúde da Família para a saúde pública, uma equipe bem formada resolve de 75% a 85% dos problemas trazidos pela comunidade. Já os casos que necessitam de acompanhamento mais específico são direcionados para a Rede de Especialidades Médicas do Município.

 

Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

 

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.

 

O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados mais de 244 profissionais. São 118 médicos, 43 dentistas, 47 enfermeiros, 23 fisioterapeutas e 13 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.