Gincana Verde arrecada mais de 2 toneladas de tampas de garrafas pet
Reciclagem deste material pode evitar a emissão de 3 toneladas de CO² na atmosfera
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 14/08/2025
A Gincana Verde arrecadou 2.086 toneladas de tampinhas plásticas só na segunda etapa da competição estudantil. Com a reciclagem deste montante, os alunos das escolas municipais participantes evitaram que, em média, 3 toneladas de dióxido de carbono (CO²) fossem despejadas na atmosfera. E mais! Somado à sustentabilidade, ainda tem o impacto social. O material coletado será revertido em cadeiras de rodas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
A entrega deste montante ao FSS ocorreu nesta terça-feira (12), no Departamento de Educação Ambiental (DEA). A secretária de Educação, Patrícia Almeida, fez a doação para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, e para o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. O secretário de Projetos Especiais e Estratégicos, Lucas Mourão, e demais autoridades da Secretaria de Educação participaram do momento.
A segunda etapa da Gincana Verde teve duração de um mês, de 6 de julho a 5 de agosto. Desta vez, 44 escolas municipais participaram do processo que resultou na coleta de 1,855 toneladas de tampinhas de garrafas pet. O montante foi superior ao arrecadado na primeira fase da competição estudantil. Também no período de 30 dias, finalizado em 5 de julho, 29 unidades de ensino mobilizaram os alunos e recolheram 1 tonelada do produto. No dia 16 de setembro ocorre a terceira e última etapa.
O prefeito de Praia Grande enalteceu a importância da ação orquestrada pela Gincana Verde. "Primeiro, pelo impacto na natureza. O montante arrecadado equivale ao plantio de mais de 130 árvores no período de um ano. Além disso, ao destinar de forma correta o material, evitamos que sejam descartados nas ruas e, consequentemente, vá parar em rios e mares. Muitos animais são afetados pela irresponsabilidade dos seres humanos e precisamos acabar com isso".
Outro ponto destacado por Mourão está relacionado diretamente às mudanças climáticas cada vez mais acentuadas nos últimos anos. O chefe do Executivo destacou que, ao destinar de forma correta os materiais, as crianças contribuem para o próprio futuro. "Quanto menos gás carbônico for emitido, quanto mais preservarmos o meio ambiente, mais estaremos protegendo o planeta e as gerações que estão por vir." Por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte".
Olhar ao próximo - Além de preservar o meio ambiente, a Gincana Verde trabalha com os alunos em outro aspecto. Uma vez doadas ao Fundo Social de Solidariedade, as tampinhas são revertidas em cadeiras de rodas. Para a presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, os estudantes aprendem de forma prática a solidariedade. "É um material que seria jogado fora e que pode fazer o bem a outras pessoas".
As cadeiras de rodas ficam disponíveis no Fundo Social para os moradores de Praia Grande. Caso necessite, o munícipe pode se dirigir ao FSS e solicitar o empréstimo do equipamento. "É gratificante ver o envolvimento das escolas que se dedicaram a uma causa tão especial. E conseguiram ir além, arrecadando uma quantidade maior de material em comparação com a primeira etapa. Isso demonstra como estão de fato engajados", felicitou Maruca.
Na edição deste ano, a Gincana Verde trabalha com o tema "Tampinhas que Movem. Ação que Faz a Diferença". As escolas estão divididas em duas categorias: em uma ficam reunidas as unidades voltadas à Educação Infantil, enquanto na outra estão as que atendem o Ensino Fundamental, a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao final, serão consideradas vencedoras as unidades de ensino que arrecadarem mais tampas de garrafas (peso) em cada categoria.
Feliz com o resultado e envolvimento das escolas municipais, a secretária de Educação, Patrícia Almeida, fez questão de enaltecer o envolvimento da equipe gestora das escolas municipais que abraçaram a causa. "É fundamental engajar as crianças nesta questão. Nada melhor que elas para levarem a mensagem adiante, para dentro de suas casas e para as suas famílias. Estão todos de parabéns por tudo que já fizeram até aqui e vamos para a terceira etapa".