Guardas municipais da Romu e Gtran recebem braçais

Integrantes dos grupamentos passaram por treinamento

Por: ANA GABRIELA SALU MTB: | 07/10/2024

Fotos Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

Matéria feita em 27/09/2024. Publicada somente após o período eleitoral em obediência à legislação eleitoral (artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/97).


Integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande receberam nesta sexta-feira (27) os braçais para atuarem na Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Gtran (Grupamento de Trânsito), equipes especializadas da corporação. A entrega aconteceu na base da Romu, localizada no Bairro Ocian.


Ao todo, serão 19 guardas que passarão a integrar a Romu e 24 no Gtran, após passarem por treinamento específico para atuarem nestes grupamentos.


Os braçais são o símbolo de que o guarda integra determinado grupamento e que está apto às atividades pertinentes a ele.


A Romu, antes denominada Equipe Tática, foi criada em 2018 com a missão de realizar um patrulhamento mais específico em áreas da Cidade de mais difícil acesso e com preparo para o atendimento de todos os tipos de ocorrência. Um dos diferenciais da tropa é o uso de armamento pesado e equipamentos específicos para a puxada rotina de trabalho, além das viaturas de grande porte, que fazem com que as equipes logo sejam identificadas pelas ruas e avenidas. 


A Gtran é um grupamento especializado na atuação de Trânsito, buscando a correta aplicação e conscientização das leis de trânsito e a orientação de motoristas e pedestres. É um dos grupamentos mais recentes da GCM. 


O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, estava presente na cerimônia de entrega. “A entrega dos braçais representa que cada vez mais a Guarda se especializa para prestar um bom trabalho ao cidadão. A Gtran está apta para fiscalizar, orientar e autuar quando necessário. Já a Romu auxilia a nossa Cidade a manter os níveis excepcionais de segurança que já possuímos”. 


“Essa especialização é importante, principalmente, para que a população tenha um atendimento eficaz em cada caso. Prezamos muito pela humanização do atendimento que a Guarda precisa ter com as pessoas que precisam desse serviço, para que eles estejam aptos a acolher e servir. É necessário todo esse treinamento e especialização para que os munícipes continuem reconhecendo nossa GCM como um braço e apoio em momentos de perigo e necessidade”, destacou a prefeita Raquel Chini.