Mais 258 unidades habitacionais estão sendo construídas em Praia Grande
Obras utilizam moderna tecnologia e estão em ritmo acelerado
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 21/08/2025
Praia Grande tem muito o que comemorar no Dia Nacional da Habitação, festejado nesta quinta-feira (21). A Cidade desenvolve diversas ações voltadas a esta área e que trazem mais qualidade de vida e dignidade para as pessoas. Entre as iniciativas que ocorrem atualmente, destaque para a construção de mais 258 unidades habitacionais de interesse social. As obras seguem em ritmo acelerado e contam com alta tecnologia para reduzir gastos e os prazos de entregas.
Esses empreendimentos na Cidade fazem parte de nova etapa de ações do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), iniciativa do Governo Federal. Do total de unidades habitacionais que estão sendo erguidas em Praia Grande, 200 são do conjunto Santa Marina (localizado no Bairro Santa Marina), 40 do Esmeralda III e outras 18 do Esmeralda I (ambos em áreas sediadas no Bairro Esmeralda).
Os apartamentos são confortáveis e com espaçosos cômodos. Cada unidade dispõe de dois quartos, sala, cozinha e área de serviço. Todos os novos conjuntos contam com atração para divertir as crianças: playground. O empreendimento Santa Marina, com 200 imóveis, devido ao grande número de unidades, terá ainda uma quadra poliesportiva.
“Investir em Habitação reflete em mais qualidade de vida e dignidade para as pessoas que são atendidas pelos programas. A nossa casa significa o lugar onde estamos com quem amamos, onde recarregamos nossa energia. Praia Grande trabalha diariamente em busca de novas parcerias com os governos Federal e Estadual para a construção de mais unidades habitacionais na nossa Cidade”, destacou o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.
Um dos destaques dos trabalhos diz respeito à utilização da tecnologia diretamente nos canteiros das obras. Os novos conjuntos estão sendo erguidos colocando em prática o processo de ‘paredes de concreto moldadas in loco’. O método, mais ágil e com custo levemente reduzido, consiste na produção das paredes e lajes no próprio local da construção, evitando, desta forma, um duplo trabalho.
“Através deste método, os técnicos destacam que é possível agilizar em até 50% o prazo das obras. É algo que beneficia os moradores que estão aguardando a entrega dos imóveis. A construção dessas 258 unidades está superando nossas expectativas”, comentou o secretário de Habitação do Município, Fabrício Menezes de Paula.
Estrutura – Os locais escolhidos em Praia Grande para abrigar novos conjuntos habitacionais contam com total infraestrutura. Serviços municipais ligados a Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Segurança, já estão implantados e consolidados, beneficiando os moradores. Atividades e equipamentos ligados ao lazer também fazem parte do entorno dos empreendimentos.