Mais de 130 testes rápidos para hepatite são feitos em ação do Julho Amarelo no Terminal Tatico
Atividade faz parte da campanha de conscientização sobre as hepatites virais
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 30/07/2025
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande efetuou uma importante ação de conscientização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. No último sábado (26), o Terminal Tatico, no Bairro Mirim, as equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) realizaram mais de 130 testes rápidos para as hepatites B e C. A atividade faz parte do Julho Amarelo, uma campanha nacional que trata sobre as hepatites virais.
Os profissionais de saúde do Município também distribuíram preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e material informativo, além de prestar diversas orientações para a população sobre métodos de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As pessoas cujos testes apresentaram resultado positivo foram encaminhadas para as unidades de saúde especializadas para acompanhamento e tratamento adequado.
E para quem está em busca de fazer o teste rápido e perdeu essa oportunidade pode procurar o CTAP, que disponibiliza durante o ano todo testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o SAE, serviço de referência em Praia Grande que oferece atendimento especializado em HIV/Aids, hepatites e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar, no Bairro Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.
Ao longo de todo o ano, a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais também realiza um trabalho de conscientização e testagem no Município, com ações pontuais e campanhas em vários locais e eventos, como as Sextas Musicais, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos e oferta de testes rápidos.
Julho Amarelo – A campanha “Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais” foi criada no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e visa reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. As hepatites podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
As hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. E apesar de ser uma doença silenciosa, quando presente pode se manifestar por meio dos seguintes sintomas: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.