Membros da Comissão de Segurança da OAB de Guarujá conhecem o Cicoe

Parque tecnológico é referência na área de segurança

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 13/08/2025

Foto: Richard Aldrin - PMPG

 

Integrantes da Comissão de Segurança Pública da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Guarujá estiveram nesta terça-feira (12) no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande para conhecer o sistema de monitoramento da Cidade. Com mais de 3.500 câmeras e dotado de modernos recursos, o parque tecnológico praia-grandense é uma referência na região, no estado de São Paulo e até mesmo no cenário nacional.


O grupo foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, que apresentou as funcionalidades de cada recurso, principalmente os softwares de reconhecimento facial e de caracteres.


Um destes recursos é a integração de 120 câmeras da Cidade, com sistema de reconhecimento facial, ao Programa Muralha Paulista, do governo do Estado de São Paulo.


Izumi explicou que, desde março, quando houve a integração, cerca de 30 procurados da Justiça já foram capturados ao passar por uma das câmeras instaladas em pontos estratégicos da Cidade. “Nossas imagens são compartilhadas com o Estado, que cruza as informações com seus bancos de dados, ampliando a chance de detectar procurados da Justiça e diminuir a chance de cometerem novos crimes”.


Na ocasião, os visitantes puderam ainda acompanhar de perto como os operadores do Cicoe realizam os patrulhamentos virtuais com base em ocorrências reais que chamam a atenção pela agilidade e eficiência em seus desfechos.


Destaque também para o trabalho integrado entre operadores do Cicoe com as equipes da Guarda Civil Municipal e também Polícia Militar, além de outras secretarias municipais como Trânsito, Meio Ambiente e Habitação.


Participaram da visita o presidente da Comissão, Nilton Monte; o vice-presidente, Glauber Souto; o secretário, Wanderlei Menezes; o membro da Comissão Arthur Ferreira, que também é presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarujá; além de Fernando Zibelli, membro da Comissão e coordenador do Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá.


Atualmente, no Cicoe são monitorados mais de 3.500 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.


Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.