Moradores de Praia Grande participam de curso gratuito de fabricação de produtos de confeitaria
Aulas são proporcionadas pelo projeto Qualifica PG, em parceria com o Senai
13/11/2024
Por Bruno Rezende
Moradores de Praia Grande estão aprendendo diversas técnicas para confeccionar alimentos salgados e doces presentes em padarias, no Curso de Fabricação de Produtos de Confeitaria, que está sendo oferecido pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), através do Projeto Qualifica PG, que oferece atividades gratuitas de qualificação profissional à população da Cidade em parceria com o Senai. O curso se iniciou no dia 9 de setembro e vai até o dia 19 deste mês de novembro.
Atualmente a classe conta com 17 alunos, que além de aprenderem as técnicas, também tiveram aulas teóricas e adquiriram conhecimento sobre os materiais, higiene e até questões ambientais, confeccionando alimentos como pão de cará, pão de trança, salgadinhos, cannolis, entre outros alimentos.
O professor Paulo Luciano Ferreira dos Santos conta que no final do curso será entregue aos alunos, um certificado reconhecido pelo MEC, válido dentro e fora do país e que as aulas ensinam tudo sobre os ingredientes, dando aos participantes um guia completo sobre os produtos de confeitaria. “Os alunos aprendem técnicas da confeitaria francesa e portuguesa, que são a base da confeitaria mundial e valem para a vida. Qualquer tipo de salgado a gente faz”.
A aluna Jucélia de Oliveira Rocha, de 62 anos, é assistente social da Prefeitura de São Paulo e decidiu realizar o curso porque também trabalha com comércio de alimentos e assim consegue aperfeiçoar as técnicas para aplicar em seu serviço. “Aprendemos muita coisa, fizemos bolos de vidro, pão de ló, salgados. É muito conteúdo, o aluno sai daqui um profissional. Além de tudo isso, também utilizamos material de primeira qualidade”.
A confeiteira Vanessa Theresinha Rodrigues Gouveia, de 47 anos, também é aluna do curso. Ela conta ter iniciado na área assistindo à vídeos em redes sociais e realizando encomendas de bolos. Agora com as aulas, Vanessa se sente mais preparada para confeccionar novos produtos e ampliar as técnicas em seu trabalho. “Em todos os cursos que eu fiz, não tinhas os aprendizados que estou tendo aqui. Então hoje eu posso pegar uma receita minha e aplicar as técnicas, como calcular a massa e o recheio para evitar o desperdício e entregar ao cliente um bolo profissional”.
O aluno Alex Peixoto, de 35 anos, também está ingressando na área da confeitaria, a qual sempre teve paixão. Segundo ele, o curso oferece um amplo conhecimento, sendo importante para quem deseja trabalhar no ramo. “A experiência está sendo maravilhosa, toda a estrutura que é oferecida, professores e programação possibilitam que você saia daqui um profissional”.
O secretário de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano explica sobre a finalidade e a importância do curso para à população e como os alunos já podem sair de lá bem instruídos e preparados para uma possível carreira. “O curso é uma parceria que a gente tem com o SENAI e com a Secretaria de Assistência Social. No final são entregues certificados de padeiro e confeiteiro, para que já possam estar ingressando no mercado de trabalho ou empreender”.
Novos Cursos – O projeto Qualifica PG visa promover a inclusão econômica e social dos cidadãos. É possível se atentar aos próximos cursos acessando https://linktr.ee/qualificapg e realizando a inscrição, que também pode ser feita presencialmente na sede da Seai, localizada na Avenida Ministro Marcos Freire, 6650, Bairro Quietude.