Nova Secretaria de Diversidade e Inclusão será chefiada por Vera Benício
Prefeito eleito anunciou criação da secretaria e responsável pela pasta nesta quinta (19)
19/12/2024

O prefeito eleito de Praia Grande, Alberto Mourão, anunciou, nesta quinta-feira (19), a criação da Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedin). A pasta será liderada por Vera Lucia Figueiredo Benício, moradora de Praia Grande desde 1983, graduada em Direito e pós-graduada em Direito Previdenciário e Direito Internacional e Coletivo do Trabalho.
Vera Benício foi servidora pública do Município de Praia Grande por 37 anos, passando pelos setores de Recursos Humanos, Gabinete e Procuradoria Geral. Atuou no Juizado Especial Cível da Comarca de Praia Grande e prestou serviços na Agência do INSS. Foi vereadora da Cidade na gestão 2020-2024 e eleita por unanimidade como vice-presidente da Câmara para o biênio 2023/2024.
Casada e mãe de cinco filhos, com onze netos e quatro bisnetos, Vera tem um histórico de dedicação e cuidado à causa PCD, tendo trabalhado por políticas públicas para tornar Praia Grande uma cidade mais acessível. Por sua iniciativa, foi criada na Câmara Municipal a Procuradoria da Pessoa com Deficiência. Também é autora da Lei nº 2024/2021 e da Lei 2157/2023, que "Dispõe como permanente o caráter do laudo médico pericial que ateste o Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, Deficiência Visual e Deficiência Auditiva irreversível em Praia Grande”.
Ainda é autora da Lei 2174/2023, que assegura o direito da criança com Transtorno do Espectro Autista- TEA levar seu próprio alimento para a escola de Praia Grande. Por sua iniciativa, a Câmara Municipal promoveu concurso público para a admissão de intérpretes de LIBRAS para as sessões, sendo em seguida disponibilizado curso de LIBRAS para os funcionários. Além disso, após a sua indicação, foi implantada a Central de LIBRAS para facilitar o atendimento à comunidade surda nos serviços públicos do Município.
Outra indicação sua possibilitou que o Município realizasse o credenciamento de clínicas especializadas no tratamento de crianças autistas. Promoveu ainda o Primeiro Setembro Surdo; o Primeiro Fórum de Conscientização sobre o Autismo, evento que vai para a 4ª edição; o Projeto Mães Atípicas na Feira Itinerante; e incentivou a criação do Cadastro Municipal de Pessoa com Deficiência e a Carteira de Identificação de Pessoa com Deficiência.
Vera Benício agradece a oportunidade proporcionada por Alberto Mourão e destaca a importância da criação da Secretaria. “Mourão sempre foi um gestor dedicado à inclusão, ao desenvolvimento do trabalho para proporcionar mais qualidade de vida, autonomia e oportunidades para as pessoas com deficiência. Ele enxerga a sociedade com os olhos da igualdade. Todos somos seres únicos, e iguais nas suas diferenças. Como sempre, trabalharei com muito compromisso e responsabilidade nas questões da diversidade, da equidade e da inclusão de todos. Seguimos juntos por uma Praia Grande cada vez melhor”.