Obras da nova unidade da Nefro-PG, no Bairro Guilhermina, estão aceleradas
Mais acessível, equipamento municipal vai ampliar atendimento a pacientes da Cidade e Região
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 15/12/2025
Estão avançando rapidamente as obras da nova Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG). O moderno equipamento está sendo construído no Bairro Guilhermina e proporcionará maior conforto para pacientes e funcionários. A Nefro-PG é referência na Baixada Santista, pois atende cidadãos praia-grandenses e também pessoas de toda a Região.
O novo equipamento prevê um aumento à capacidade instalada dos serviços de hemodiálise, podendo ampliar o atendimento atual de 180 para 300 pacientes diagnosticados com problemas de insuficiência renal e que são encaminhados via rede pública de saúde. A unidade em construção irá substituir o prédio situado no Boqueirão e teve seu planejamento observando modernas soluções e conceitos para propiciar um atendimento qualificado e humanizado para os pacientes que utilizam o serviço.
Um dos diferenciais da nova Nefro-PG é a sua acessibilidade. Além de contar com um elevador hospitalar, o equipamento possui uma rampa acessível para o segundo pavimento, onde ocorrerá a diálise, facilitando o acesso e dando maior conforto às pessoas com deficiência e com dificuldades de locomoção. A unidade também contará com banheiros acessíveis, adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
A nova sede da Nefro-PG terá uma área construída de 1.368,00 m² e será dividida em três pavimentos. O primeiro contará com uma ampla recepção, quatro consultórios, sala de procedimentos, posto de enfermagem, sala de recuperação para emergência e quatro banheiros, além da Área do Sistema de Tratamento e Distribuição de Água para Hemodiálise (STDAH), fundamental para o tratamento de doenças renais que exigem o processo de diálise.
O segundo pavimento, acessado por elevador e rampa, é o local onde serão realizadas as diálises. Mais ampla e confortável aos pacientes, a sala terá capacidade para receber até 50 cadeiras para hemodiálise, ampliando o total de cadeiras da unidade atual. O andar terá ainda posto e consultório de enfermagem, dois banheiros e uma sala de espera para os acompanhantes. O terceiro pavimento será destinado ao administrativo e terá sala de reunião, sala da administração, almoxarifado, copa e dois vestiários, promovendo maior conforto aos funcionários.
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, esse novo equipamento evidencia a preocupação da Administração Municipal em qualificar e ampliar os serviços. No entanto, ele destaca que para garantir a ampliação dos atendimentos conforme a estrutura do edifício oferta, serão necessárias parcerias com os governos estadual e federal, afinal, a Nefro-PG atende pessoas de toda a Região.
“Com esse novo prédio, a nefrologia em Praia Grande está tendo sua capacidade ampliada para comportar até 50 cadeiras de hemodiálise, mas é importante ressaltar que para essa ampliação ocorrer vai ser necessário o envio de recursos estaduais e federais, pois, essas cadeiras são regionalizadas, isto é, são reguladas pelo Governo do Estado por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP)”, afirma Lima.
Serviço – A Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG) é referência em nefrologia na Região. O equipamento atende pessoas de Praia Grande e também de municípios vizinhos, totalizando cerca de 180 pacientes atualmente. O seu acesso demanda encaminhamento de especialista e a hemodiálise do local é regulada pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), do Governo do Estado.
A Nefro-PG conta com uma equipe altamente capacitada e titulada, com a formatação multidisciplinar composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social. Além das sessões de hemodiálise, a Nefro-PG realiza atendimentos ambulatoriais, coletas laboratoriais e outros serviços para os pacientes que frequentam a unidade.
