Operação Verão tem início em PG com reforço de quase 2 mil profissionais
Cerca de 500 policiais militares chegaram à Cidade nesta segunda-feira (15)
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 15/12/2025
A Operação Verão 25/26 tem início esta semana em Praia Grande e nesta segunda-feira (15) cerca de 500 policiais militares chegaram à Cidade e foram recebidos na Colônia de Férias dos Comerciários, no Bairro Mirim, para um treinamento que deve durar dois dias. Eles integram o efetivo de quase 2 mil profissionais da área de segurança que atuarão durante a temporada na Cidade.
Os policiais permanecerão no Município até o final do Carnaval e vão atuar em pontos estratégicos. O secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, participou da recepção aos policiais, que vêm de cidades do interior do Estado, e fez questão de apresentar um panorama de como é o Município e da importância desse reforço em um período no qual chega a receber 2 milhões de pessoas, considerando a semana entre Natal e Réveillon. “O trabalho de vocês é fundamental para que a Praia Grande funcione bem. Trabalhem com responsabilidade e afinco, estejam atentos e contem com o apoio da Prefeitura”.
Algumas normas constantes do Código de Posturas da Cidade também foram apresentadas pelo fiscal da Secretaria de Urbanismo, Willian Roemer.
Além destes policiais, 76 alunos e três oficiais da Academia do Barro Branco também atuarão na Cidade. Eles ficarão responsáveis pelo patrulhamento da orla, principais avenidas e centros comerciais. Já as áreas mais próximas à Via Expressa Sul e internas dos bairros ficarão a cargo do efetivo fixo da Cidade, que gira em torno de 500 integrantes.
Ao longo da orla serão instalados 28 pontos de estacionamento para as equipes que utilizarão viaturas convencionais, motos e quadriciclos.
Mais reforços - A Polícia Rodoviária terá um reforço de 40 policiais e pelo menos quatro viaturas com foco principalmente na Via Expressa Sul até o Km 296 da Rodovia 55 (Padre Manoel da Nóbrega). O Patrulhamento Aéreo disponibilizará duas aeronaves, uma delas vinda de São Paulo, para atuar tanto no apoio ao patrulhamento da PM quanto nos salvamentos aquáticos.
As praias da Cidade já estão contando com o aporte de 31 guarda-vidas temporários, contratados pela Prefeitura e Governo do Estado. Outros dez soldados e cabos vindos do Batalhão de Grupamento Marítimo também apoiarão os trabalhos.
O Corpo de Bombeiros receberá mais 16 homens e duas viaturas de salvamento e a Polícia Civil receberá pelo menos quatro policiais a mais a cada plantão. As ocorrências ficarão centralizadas na Central de Polícia Judiciária (CPJ) otimizando os atendimentos às forças de segurança e à população.
Convênio - É importante destacar que a Operação Verão em Praia Grande ocorre graças a um convênio com a Prefeitura, que arca com as despesas de hospedagem e alimentação de policiais lotados em outras cidades do estado de São Paulo.
Guarda Civil - Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio é de um efetivo de quase 500 integrantes, atuando em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Guarda Ambiental, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em bicicletas pela orla.
Milhares de câmeras - Outro importante recurso à disposição das forças de segurança durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, mais de 3.600 equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones operados também pela GCM. Pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), é possível acompanhar as ações das equipes, prestando apoio imediato.
