Obras das quatro novas escolas municipais ultrapassam 50% de construção

Unidades atenderão alunos entre turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 15/05/2025

Fotos Felipe França / Prefeitura de Praia Grande

As obras de construção das quatro novas escolas municipais estão a todo vapor. Os trabalhos já atingiram mais de 50%. Localizadas nos bairros Real, Melvi e Antártica, quando prontas, as unidades de ensino atenderão alunos entre os segmentos de Educação Infantil e do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A previsão é que os prédios educacionais estejam prontos e iniciem o atendimento dos estudantes no início do ano letivo de 2026.


Recentemente, a secretária de Educação, Patrícia Almeida, vistoriou duas das escolas em construção. Acompanhada do subsecretário de Esportes e Complementação Educacional, José Carlos de Souza, a titular da pasta visitou a futura unidade de ensino do Bairro Real, que atenderá 1.192 alunos de Educação Infantil, entre Creche e Pré-Escola. Na sequência, se dirigiu até o prédio educacional no Antártica que, quando estiver pronto, receberá 1.240 estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.


Durante a visita, a secretária de Educação verificou de perto uma das novidades das escolas em construção. As unidades de ensino recebem a instalação das placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Os aparelhos foram colocados nos telhados dos prédios. A utilização dessa tecnologia permitirá que a Administração Municipal avance no que diz respeito à climatização das salas de aulas dos novos prédios educacionais.


Além das duas escolas visitadas pela secretária de Educação, outras duas estão em construção no Bairro Melvi, um dos que apresentaram maior crescimento populacional nos últimos anos. No local, a Administração Municipal ergue dois prédios educacionais, sendo que um atenderá 1.320 alunos da Educação Infantil em turmas de Creche e Pré-Escola. Já o outro, receberá 1.220 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.


O crescimento da rede municipal de ensino não para com a construção das quatro novas unidades de ensino. Concomitantemente, a Prefeitura de Praia Grande realizará as obras de ampliação das EMs Estina Campi Baptista e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, situadas respectivamente nos bairros Forte e Sítio do Campo. Com a expansão das duas unidades, a Seduc somará 1.195 novas vagas em Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Deste total, a EM Ronaldo Lameira contará com o maior número de vagas criadas. A unidade passará a atender mais 675 alunos distribuídos em turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Enquanto isso, a EM Estina Campi Baptista terá a capacidade de atender mais 520 estudantes distribuídos em Educação Infantil (359 novos alunos) e do 1º ao 6º ano do Fundamental (161).


Logística – A Secretaria de Educação não está sozinha na construção e ampliação das escolas. Todo o projeto arquitetônico dos prédios ficou a cargo da Secretaria de Urbanismo (Seurb), por meio da Subsecretaria de Projetos Especiais. A Secretaria de Obras Públicas (Seop) também participa do processo de ampliação da rede municipal de ensino de Praia Grande. A Seop é responsável por acompanhar o passo a passo das construções das quatro escolas, bem como a ampliação das outras duas.