Outubro Rosa é tema de encontro promovido pela ONG Estrela da Mama e Secretaria de Saúde de PG
Secretário Isaías Lima palestrou para as mulheres da entidade
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 22/10/2025
Em mais uma ação alusiva ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande participou de uma palestra sobre saúde e prevenção ao câncer de mama. A atividade aconteceu na ONG Estrela da Mama nesta terça-feira (21) e procurou orientar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde.
O secretário de Saúde, Isaías Lima, e a subsecretária de Atenção Terciária e Vigilância em Saúde, Alessandra “Chocolate” Rodrigues, representaram o Município no evento, que realizou uma escuta ativa às mulheres atendidas pela entidade. Foram abordadas as políticas públicas de saúde voltadas para esse público, com ênfase na importância do cuidado e do olhar humano às pacientes que sofrem dessa doença, oportunizando uma assistência mais qualificada.
"Foi um encontro muito especial, em que pudemos ouvir, conversar e principalmente entender as necessidades para que, junto com a nossa equipe, possamos adotar estratégias para melhorar a qualidade de vida de todos. A Estrela da Mama faz um trabalho essencial para a sociedade, que precisa ser valorizado e nossa presença buscou reconhecer essa importância”, disse Lima.
Outubro Rosa – A Prefeitura de Praia Grande está intensificando diversos atendimentos para o público feminino em virtude do Outubro Rosa. As 31 Usafas do Município estão ampliando a oferta de coletas de exames preventivos (Papanicolau) e avaliação para encaminhamento e agendamento de exames de mamografia.
Palestras e trabalhos de grupo com orientações sobre saúde da mulher também fazem parte da programação especial. Entre os dias 28 e 31 de outubro, as Usafas funcionarão em horário estendido das 17h às 19h exclusivamente para a realização do preventivo e para avaliação e encaminhamento para mamografia.
Além disso, as unidades sociais de convivência e atendimento da população geral inseriram informações da Campanha Outubro Rosa durante as aulas, destacando a importância da causa. O Programa Conviver tem organizado atividades para alertar moradores sobre a ação de saúde.
