Pessoas com deficiência podem preencher Cadastro PCD-PG até dia 14 de dezembro

Objetivo é criar novas políticas públicas específicas para este público

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS | 03/12/2024

Foto Fred Casagrande/Arquivo
Foto Fred Casagrande/Arquivo

Atenção, moradores de Praia Grande com deficiência! O prazo para a realização do Cadastro PCD neste ano termina no dia 14 de dezembro. Esta é a segunda fase de preenchimento do formulário, que tem como objetivo a realização de um diagnóstico das pessoas com deficiência que vivem na Cidade para que sejam criadas políticas públicas específicas para estas pessoas. O cadastro pode ser feito através do link: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/censo-pcd.

 

Na última quinta-feira (28), representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência (Comped) e técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) se reuniram na Prefeitura para para verificar andamento do Cadastro PCD-PG. 

 

Na ocasião, os participantes foram informados que o andamento dos cadastros finalizados pode ser acompanhado em tempo real na página de divulgação do cadastro, que no momento da reunião contava com um total de 1.695 cadastros efetuados desde o início do levantamento, em maio deste ano. A secretária de Planejamento Eliana Cristina Jerônimo Ferreira recebeu o presidente do conselho, Francisco Novelli, que elogiou o trabalho da Secretaria de Planejamento junto ao conselho.

 

Além da apresentação de alguns números, durante a reunião foi definido que o cadastro será realizado anualmente e que o próximo passo será a análise dos dados deste ano e sua consequente divulgação.

 

O Cadastro PCD é uma espécie de censo, que engloba todos os moradores de Praia Grande que se identificam como pessoa com deficiência, sem restrição de idade, com ou sem laudo médico. O formulário contém perguntas direcionadas para as pessoas com deficiência, porém não precisam ser respondidas pela própria pessoa, mas também podem ser informados por terceiros, como familiares, amigos ou cuidadores, por exemplo.

 

O cadastro PCD pode ser feito online, pelo site da Prefeitura. Para o preenchimento, é necessário ter em mãos o CPF da pessoa com deficiência e dos responsáveis, quando houver, o comprovante de residência (para preenchimento do endereço), além do laudo PCD, se houver.

 

Em caso de dúvidas ou impossibilidade de preenchimento, o interessado também poderá dirigir-se a um dos polos indicados abaixo até sexta-feira (13):

 

ADPG (Associação dos Deficientes de Praia Grande): terça, quarta e quinta-feira, das 14h às 17h. Endereço: Avenida 31 de Março, 600 - Mirim.

APAE-PG: segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 16h. Endereço: Rua das Acácias, 320 - Quietude.

Casa dos Conselhos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Endereço: Rua Xavantes, 51 - Tupi.

CER: terça, quarta e quinta-feira, das 13:30h às 15:30h e sexta-feira das 8h às 16h. Endereço: Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, 8813 - Mirim.

Instituto Almas Azuis: terça e quarta-feira, das 14h às 16h. Endereço: Rua Maria Martins Baptista, 1642 - Vila Sônia.