PG adquire novo veículo e amplia atendimento do ‘Consultório na Rua’
Programa, que atende pessoas em situação de rua, passa a contar com duas unidades móveis
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 23/04/2025

A Prefeitura de Praia Grande está ampliando o Programa Consultório na Rua (Conar), que atende as pessoas em situação de rua. A Administração Municipal adquiriu um novo veículo, aumentando capacidade de atendimento e gerando melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. Com o acréscimo, o serviço vai passar a ter duas unidades móveis e duas equipes para atuar em todo o território.
O Conar é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. A equipe é formada por médico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, enfermeira, auxiliar e técnica de enfermagem, motorista, além de contar com residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do Município.
A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua, realizando a abordagem social, atendimento médico e odontológico, acompanhamento psicológico, testes rápidos de saúde, vacina, aplicação de medicação e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.
O novo veículo é mais moderno e compacto, permitindo acessar ainda mais áreas do Município. “Esse equipamento móvel vai facilitar a mobilidade da equipe do Consultório na Rua, chegando aos locais mais vulneráveis para garantir um atendimento ágil e de qualidade às pessoas de maior vulnerabilidade. Além disso, ele amplia a nossa capacidade instalada de atendimento, com o programa passando a ter duas equipes”, afirmou o secretário de Saúde Pública, Isaías Lima, durante cerimônia de entrega do veículo, nesta quarta-feira (23).
O projeto para a elaboração da nova unidade móvel seguiu todas as recomendações técnicas elaboradas pela equipe do Conar que trabalha no dia a dia na rua. “Esse carro tem uma geladeira específica para as vacinas, acomodação para toda a equipe, ar condicionado, e os armários são muito bem distribuídos para ter medicamentos, curativos, testes rápidos e demais materiais suficientes para o atendimento in loco. O carro foi idealizado pela equipe técnica de forma a atender da melhor forma os pacientes”, disse a enfermeira coordenadora do Conar, Regiane Eliza da Costa.
O prefeito Alberto Mourão ressaltou a importância das realizações do Conar e do trabalho que será aprofundado pelo Município, visando dar condições para que a as pessoas consigam superar a situação de vulnerabilidade social. “O equipamento móvel amplia o serviço na Cidade, que é fundamental para fazer a abordagem dessa população em situação de rua, usuários de drogas e álcool, que precisam de apoio de saúde. É a primeira abordagem que, devagarinho, vai criando intimidade com a equipe. E para avançarmos, eu determinei que haja uma interface com a Secretaria de Assistência Social para que a gente consiga convencer a pessoa a sair da rua, procurar um abrigo e de lá ser reinserido na sociedade”.
O chefe do Executivo anunciou ainda que está em projeto a construção de um novo abrigo, mais amplo e adaptado para atender as necessidades desse público. No local estão previstas salas para a realização de cursos de qualificação profissional para atualização das pessoas interessadas, dando acolhimento e proporcionando ferramentas para que as pessoas consigam deixar essa situação de vulnerabilidade.