PG analisa projeto para transformar a Avenida da Integração em um corredor verde
Cidade participou das atividades do Conectividade Verde, projeto da Unisantos
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 11/12/2025
A Prefeitura de Praia Grande conta com um projeto que promete criar um lindo corredor verde na Cidade. A área utilizada como referência nesse estudo é o percurso da Avenida da Integração, que fica localizada no Bairro Nova Mirim. O material foi apresentado por técnicos praia-grandenses durante o projeto Conectividade Verde, da Universidade Católica de Santos (Unisantos) em parceria com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), realizado na quarta-feira (10), em Santos.
Representaram Praia Grande no evento o secretário de Meio Ambiente da Cidade, Valdir Pereira Ramos Filho, a coordenadora de Licenciamento e Fiscalização da Sema, Tatiane Gonçalves Oliveira, a engenheira civil e integrante da equipe técnica da Sema, Alessandra Baldoino Pinto, e a engenheira ambiental, Claudia Ikebara.
“Praia Grande está buscando avanços importantes na agenda ambiental e no desenvolvimento sustentável. A participação no Conectividade Verde segue esta linha de atuação. Trata-se de um projeto que capacita gestores da Baixada Santista para planejar e implementar infraestrutura verde. Agradeço a dedicação das servidoras nesta relevante pesquisa para o futuro do Município”, declarou o secretário de Meio Ambiente praia-grandense, Valdir Pereira Ramos Filho.
O projeto do corredor verde na Avenida da Integração passará agora por uma nova etapa de estudos. Desta vez, ocorrerá um aprofundamento na relação da viabilidade financeira da ação e fontes de financiamento. “Trata-se de uma ação focada na implantação da arborização urbana formando um corredor ecológico que trará benefícios ambientais e valorizará o bairro”, comentou a engenheira ambiental, Claudia Ikebara.
Para a engenheira civil e integrante da equipe técnica da Sema, Alessandra Baldoino Pinto, a futura implantação do corredor verde também resultará em ganhos para a saúde da população. “O projeto prevê o plantio de árvores ao longo dos 2 quilômetros da Avenida, ligando os bairros Nova Mirim e Quietude. Essa iniciativa tem a força de transformar o microclima desta região da Cidade”, afirmou.
De acordo com a coordenadora de Licenciamento e Fiscalização da Sema, Tatiane Gonçalves Oliveira, ressaltou que os estudos preveem a redução das ilhas de calor e a melhora da qualidade do ar desta área. “O corredor conectará as áreas de proteção ambiental permanente Nova Mirim e Santa Marina. Um ganho real ao meio ambiente de Praia Grande”.
