PG detecta 700 pontos críticos de descarte irregular de entulho e lixo

De janeiro a junho, Sesurb retirou mais de 34 mil toneladas de materiais descartados de forma indevida pela população

Por: PAOLA VIEIRA MTB: 43.705 | 04/07/2024

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Quase 700 pontos críticos de descarte irregular de entulhos. Este é o resultado do diagnóstico feito pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), da Prefeitura de Praia Grande, que apontou por bairro quais os principais locais onde a população prefere jogar na rua, o que poderia ser descartado em equipamentos públicos oferecidos pela Administração Municipal. Atualmente, a Cidade dispõe de 23 unidades de Ecoponto que atendem todos os bairros; o Rapa-Treco, que retira materiais inservíveis na porta da residência; e a coleta regular de lixo orgânico e seletivo.


Para se ter uma ideia, foram recolhidas destes pontos de descarte irregular mais de 34 mil toneladas de entulhos, no período de janeiro a junho deste ano. Estima-se que cerca de 80% seja de entulho e descarte de construção, os chamados RCC (Resíduos da Construção Civil), geralmente frutos de pequenas obras em residências e que podem ser levados aos Ecopontos.


No Ribeirópolis, por exemplo, foram identificados cerca de 100 pontos críticos. O bairro conta com um Ecoponto em local acessível. No Samambaia e Esmeralda, que também possuem uma unidade Ecoponto cada um, foram apontados mais de 130 pontos de descarte.


A maioria destes pontos críticos de descartes são terrenos e imóveis abandonados. Para evitar estes tipos de transtornos, a Seção de Posturas da Secretaria de Urbanismo realiza força-tarefa notificando os proprietários para realizar a manutenção dos muros e calçadas. Somente nos meses de março e abril foram feitas cerca de 398 notificações aos proprietários dos imóveis vagos, mais 124 aos imóveis em má conservação ou condição de abandono, além das 49 notificações para execução do muro e outras 93 para execução da calçada.

 

Em caso de não atendimento às notificações, os proprietários podem ser multados nos valores de R$ 251,06 a R$14.798,69 (de acordo com a Lei Municipal n° 657/1989 e Lei Complementar n° 245/ 1999 bem como suas alterações posteriores). Denúncias podem ser realizadas nos telefones 162 ou 3496-2281 - opção 1, ou Site da Prefeitura, em Ouvidoria.


De acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, campanhas constantes de conscientização sobre o descarte irregular são feitas. “Além disso, a zeladoria da Cidade é rigorosa. Trabalha arduamente para manter o Município organizado. É preciso que a população faça sua parte, pois estas ações geram graves consequências como alagamentos, obstruem passagens, atraem pragas, proliferam mosquitos da dengue e desvalorizam os bairros e seus imóveis, além de que é um gasto a mais da Administração Municipal que poderia ser investido em outras ações para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população”.


Ecopontos - É importante reforçar que Praia Grande dispõe de 23 Ecopontos que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas. Em todos é possível descartar materiais como vidro, plástico, entulho, metal, madeira, pilhas e óleo de cozinha. As unidades do Caiçara, Aviação, Tupi e Esmeralda recebem também o descarte de pneus. A localização dos Ecopontos pode ser conferida no endereço: https://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/?id_descricao=104&servico=Ecoponto.


Rapa-Treco - O serviço retira móveis, eletrodomésticos, colchões, sofás e utensílios domésticos que não possuem mais utilidade, de acordo com o cronograma definido pela Sesurb e que pode ser conferido através do seguinte link: https://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/?id_descricao=94.


Confira a relação de pontos críticos e unidades de Ecoponto por bairro:


Ribeirópolis: Cerca de 100 pontos críticos – possui 1 Ecoponto (Esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)

Samambaia e Esmeralda: mais de 130 pontos – possui 2 Ecopontos (Rua dos Jacarandás, s/nº/ Avenida Ana Pereira de França, em frente ao número 735, Esmeralda)

Nova Mirim: cerca de 70 pontos – possui 1 Ecoponto (Rua Martiniano José das Neves com Nova Mirim, ao lado nº 1.410)

Sítio do Campo: cerca de 50 pontos – 1 Ecoponto (Rua Saturnino de Brito com Alexandre de Gusmão)

Maracanã e Caiçara: cerca de 40 pontos – possuem 2 Ecopontos (Esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria, Maracanã / Avenida Presidente Kennedy, ao lado do º 13.684, Caiçara)

Real, Flórida e Solemar: cerca de 40 pontos – possuem 2 Ecopontos (Rua Lilás ao lado do nº 425, Real/ Esquina da Avenida Presidente Kennedy com Rua Cassimiro de Abreu, Solemar)

Vila Sônia: 35 pontos – 1 Ecoponto (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada)

Guilhermina, Aviação e Tupi: 30 pontos – possuem 2 Ecopontos (Rua José Alves Maciel com Rua Jorge Hagge, Aviação / Rua Antonio Renato Gambini, ao lado do nº 8, Tupi) 

Glória: 30 pontos – 1 Ecoponto (Rua Marlene Figueroa, nº 265)

Melvi: 25 pontos – dispões de 1 Ecoponto (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira - ao lado da Usafa Melvi)

Antártica: 27 pontos – 1 Ecoponto (Rua João Batista de Siqueira, s/n°)

Mirim e Ocian: Cerca de 20 pontos – possuem 2 Ecopontos (Avenida Presidente Kennedy , ao lado nº 8.462 entre as Ruas: 26 de Janeiro e Aldo Coli, Mirim / Rua Gilberto Amado, 276, Ocian)

Quietude: Cerca de 20 pontos – possui 1 Ecoponto (Rua das Acácias, s/nº)

Canto do Forte e Boqueirão: 7 pontos – 2 Ecopontos (Esquina da Rua Xixová c/ Av. Ecológica Yolanda Trentine Giufrida, Canto do Forte/ Esquina da Rua Guanabara com a Praça 19 de Janeiro, Boqueirão)

Princesa e Cidade da Criança: 6 pontos – tem 1 Ecoponto (Rua Hugolino José Ribeiro esquina com a Rua Antônio Luiz Prestes Maia)

Anhanguera: 4 pontos – tem 1 Ecoponto (Rua Clovis Batista dos Santos - antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade)

Tupiry: 4 pontos - possui 1 Ecoponto (Rua Ariovaldo Augusto de Oliveira esquina com a Rua Carlos José Ângelo Berti).