PG é destaque em fórum sobre Cidades Inovadoras e Gestão Pública Eficiente, no ES

Ações da área de segurança pública da Cidade serão apresentadas

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 05/08/2025

Foto Fred Casagrande/Arquivo
Foto Fred Casagrande/Arquivo


 

Ações adotadas por Praia Grande na área de segurança pública, e que têm a tecnologia e a inovação como fortes aliadas, serão apresentadas no II Fórum Brasileiro Cidades Inovadoras e Gestão Pública Eficiente, que acontece nesta quarta e quinta-feira (06 e 07), no Espírito Santo.

 

Praia Grande é referência na utilização de tecnologia voltada à segurança pública, principalmente depois da implementação da Infovia, em 2001, uma verdadeira “avenida invisível”, que permitia que, à época, 192 quilômetros de cabo de fibras óticas transmitissem informações como imagens, sons, textos e números. Atualmente, são mais de 300 quilômetros de cabos de fibras óticas percorrendo o subterrâneo da Cidade.

 

A partir disso foi possível desenvolver a primeira central de videomonitoramento da região, o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande, de onde são monitorados nos dias de hoje mais de 3.500 câmeras dotadas dos mais modernos recursos.

 

E foi depois que uma comitiva, formada por representantes de seis cidades do Espírito Santo, visitou o Cicoe em julho deste ano que surgiu o convite para que o secretário de Assuntos de Segurança de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, participasse do evento. “Eles estiveram aqui na Cidade para conhecer nosso sistema, como funcionam as câmeras e toda a evolução do Cicoe ao longo dos últimos anos. A participação no Fórum é uma oportunidade de apresentar para um público ainda maior as funcionalidades do nosso sistema e o quanto ele é fundamental para as ações de segurança e até mesmo de outras secretarias”.

 

A participação do secretário será na quinta-feira (07), no painel “Gestão Eficiente da Segurança Pública”. Entre os destaques da apresentação estão os diversos softwares utilizados, como o de reconhecimento facial, de reconhecimento de caracteres e de análise de dados, além da integração ao Muralha Paulista, programa do governo do Estado de São Paulo, e “cases” de sucesso.

 

Evento - O II FORCIGE tem como objetivo discutir estratégias e boas práticas para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e eficiente, por meio da inovação e da melhoria da gestão pública e das possibilidades de interação entre a Administração Pública e a iniciativa privada. O evento contará com estudos de casos sucedidos por debates que abordarão temas como o saneamento, o tratamento adequado dos resíduos sólidos, cidades inteligentes, parques e reservas florestais, educação, empreendedorismo social, entre outros.

 

O Fórum reunirá representantes do poder público, organizações da sociedade civil, setor privado, academia e especialistas em gestão pública e desenvolvimento urbano.