PG e Gaema atuam em conjunto para resolver questões relacionadas a construções irregulares

Sobrevoo foi realizado na manhã deste dia 4 para verificar situação atual em alguns pontos

Por: JAQUELINE DE MARCO MTB: 52.981 | 04/04/2024

Fotos Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande

 

A Prefeitura de Praia Grande segue atuando para conter invasões de áreas de preservação e construções irregulares na Cidade. E na manhã desta quinta-feira (4), foi realizado sobrevoo sobre trechos com invasões atualmente congeladas (paralisadas) e monitoradas pela Administração Municipal. Participou da ação a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, o secretário de Habitação, Anderson Mendes, e a promotora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Almachia Acerbi. Durante a ação, foram apontadas áreas que requerem contínua atenção e o Gaema informou que estará solicitando junto ao Governo do Estado ainda mais atenção aos trabalhos, inclusive com a institucionalização de forças-tarefas para a causa.

 

De acordo com a promotora do Gaema, Almachia Acerbi, uma das prioridades do setor é o combate a essas invasões. “E é muito bom ver municípios como o de Praia Grande, atuando com tanto comprometimento e empenho nessa luta. A equipe está de parabéns. É um Município que serve de exemplo para a Baixada Santista”. Acerbi salientou que está solicitando apoio junto ao Estado neste trabalho. “Vou solicitar mais ajuda junto ao Governador para institucionalizar uma força-tarefa. Com isso, saliento que tudo que é necessário ser feito pelo Poder Público está sendo realizado, porém é preciso que as pessoas também tenham essa consciência: por exemplo, em reformas particiculares se informem sobre para onde está indo o seu resíduo de construção, para que ele não acabe indo para pessoas má intencionadas, ajudando a aterrar mangues e afins”, concluiu.

 

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, reforçou que uma de suas preocupações é referente a diversas ocupações irregulares em trechos na área de São Vicente. “Estes locais também acabam causando transtornos para Praia Grande, prejudicando o ordenamento urbanístico da nossa Cidade. Sou muito grata ao Gaema por compartilhar do mesmo empenho nessa empreitada, em busca do melhor para toda a população. Seguimos em busca, sempre, do melhor para Praia Grande”.

 

Contenção de invasões – Praia Grande desenvolve um importante e constante trabalho voltado ao Meio Ambiente, em especial à contenção de invasões e combate a crimes ambientais. Para o bom andamento do trabalho, a Prefeitura conta com aeronave não tripulada (drones) e imagens diárias de satélite fornecidas pela Polícia Federal através do Programa Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro). Além de contar com um espaço equipado com software de ponta que permite a sobreposição dos ortomosaicos gerados no mapeamento com drones, às imagens de satélite e o GEOPG (sistema municipal que constitui um banco de dados). E, por fim, Praia Grande conta ainda com a Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, que atua constantemente em várias frentes de trabalho coibindo novas invasões.