PG entrega revitalização e Hospital Municipal Irmã Dulce passa a contar com 273 leitos
Investimento gera aumento de 22 novos leitos e amplia a capacidade de atendimento da unidade
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 03/09/2025
A Prefeitura de Praia Grande entregou nesta terça-feira (2) a conclusão da revitalização do 2° andar do Hospital Municipal Irmã Dulce. O investimento resulta no acréscimo de 22 novos leitos, aumentando a capacidade instalada da unidade para 273 leitos hospitalares. A entrega ocorreu nesta manhã, após a realização de um Ato Ecumênico em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, que dá o nome ao hospital.
Os novos leitos ajudarão a diminuir o fluxo de pacientes internados nas unidades de pronto-atendimento do Município, melhorando o acesso da população aos leitos hospitalares. Um dos maiores da Baixada Santista, o Hospital Municipal Irmã Dulce é um equipamento 100% SUS que atende pacientes não só de Praia Grande como de toda a Região. Além disso, é o hospital que mais realiza internação regional na Baixada, com cerca de 15 mil somente em 2024.
A revitalização do 2º andar do Hospital Municipal Irmã Dulce contempla a remodelação completa de todas as dependências, incluindo os quartos, banheiros, corredores e posto de enfermagem. Os locais passaram por reforma e pintura, e todo o mobiliário foi trocado. Em todo o pavimento ocorreram novas instalações elétricas e hidráulicas, com a colocação de iluminação com painéis de led. Os ambientes também foram totalmente climatizados. Os leitos que estavam no térreo durante a reforma desta ala do 2º andar não serão desativados, permitindo a ampliação do número de leitos do hospital.
O prefeito Alberto Mourão esteve visitando a ala remodelada e destacou que essa entrega é mais um passo rumo à revitalização completa do Hospital Irmã Dulce. “O objetivo é fazer com que todo o prédio seja revitalizado e todos os leitos sejam requalificados. Vamos repaginar tudo do ponto de vista tecnológico, trazendo o que tem de mais atualizado e moderno para o nosso hospital”.
Os benefícios desse tipo de investimento passam desde uma melhor condição para os pacientes internados como uma maior qualificação do serviço. “Estamos investindo em qualidade e isso passa também por hotelaria, pois essa revitalização dá mais conforto e tranquilidade para os pacientes, ajudando no processo de recuperação. Além disso, esses novos leitos de retaguarda vão desafogar nossas unidades de pronto-atendimento, diminuindo o tempo de passagem dos pacientes nessas unidades. Isso é muito bom, pois o sistema ganha eficiência, resultados mais efetivos, tratamentos mais imediatos, melhorando a assistência prestada aos pacientes”, afirma o secretário de Saúde Pública da Cidade, José Isaías Costa Lima.
Novidades – Outras obras estão em curso no Hospital Municipal Irmã Dulce que vão qualificar ainda mais o atendimento em saúde da população. Uma delas é a construção da nova Maternidade, com o Centro Obstétrico e a UTI Neonatal. Mais amplo e moderno, o novo equipamento vai aumentar a capacidade de leitos e oferecer um atendimento de maior qualidade às mamães e aos bebês. E essa novidade vai impactar positivamente outras áreas.
“A nova Maternidade vai contar com 36 leitos, propiciando que a gente transforme os atuais leitos da Maternidade em leitos para suporte para ampliar as cirurgias eletivas. É fundamental a gente avançar na redução da fila de cirurgias eletivas e isso só vai acontecer ampliando a parte estrutural do hospital. No último andar nós vamos ampliar também mais dois centros cirúrgicos dedicados só às cirurgias eletivas”, declarou o prefeito Alberto Mourão, que aproveitou a ocasião para vistoriar as obras da nova Maternidade.
Nova gestão – Outra novidade no âmbito da saúde em Praia Grande é com relação à nova gestão do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), que compreende o Hospital Municipal, o Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG). A nova gestora é a Biogesp (Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais), organização social com atuação nacional desde 2016. Essa mudança tem como objetivo aprimorar a prestação de serviços e expandir gradualmente o atendimento oferecido à população.
Segundo o diretor-presidente da Biogesp, Marco Aurélio Nunes dos Santos, a gestão pretende estar mais perto dos profissionais de saúde e também dos pacientes. “Hoje o Complexo Hospitalar Irmã Dulce é o maior projeto da Biogesp, então, é um projeto que nós vamos tratar como um filho, vamos ter um olhar especial. E a nossa gestão é muito próxima do funcionário e dos pacientes, nós temos um modo bastante especial de tratar as pessoas e acreditamos que o acolhimento é primordial, pois a pessoa já procura o hospital porque está vulnerável, e quando chega aqui elas precisam ser bem acolhidas, e os funcionários, reconhecidos e valorizados”.
O ex-secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, assumiu como diretor-geral do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, e possui a missão de contribuir para o sucesso do projeto. “Nós temos algumas metas estabelecidas pelo prefeito Alberto Mourão, como a ampliação de leitos, a informatização total do Hospital, com a automatização de fluxos e processos, ajudando a melhorar a prestação de serviços aos pacientes e também para quem trabalha no Complexo. Estamos bem motivados e com essa nova gestão acreditamos que vamos ter sucesso e acolher melhor a população de Praia Grande e Região”.
Ato Ecumênico – O dia começou com um Ato Ecumênico em homenagem à Santa Dulce dos Pobres. A celebração foi conduzida pelo padre Elizeu da Conceição, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, acompanhado do padre Rogério de Melo e do diácono Genilson José dos Santos. A servidora da Secretaria de Saúde, Paloma de Freitas, tocou violão e cantou músicas litúrgicas, acompanhando a cerimônia.
Participaram da celebração o prefeito Alberto Mourão, o vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Santana, o Rodrigão, a presidente do Fundo Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Dona Maruca, o secretário de Saúde de Praia Grande, José Isaías Costa Lima, o diretor-presidente da Biogesp, Marco Aurélio Nunes dos Santos, o diretor-geral do CHID, Cleber Suckow Nogueira, o diretor-técnico Denis Battistin, a diretora operacional Tais Danilucci, entre outros representantes do Hospital, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA), Antonio Pio Neto, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.
Sobre a Santa – Santa Dulce dos Pobres ou apenas Irmã Dulce, como é conhecida até hoje, foi uma religiosa católica brasileira que dedicou sua vida à caridade, tendo um olhar especial para os pobres e os doentes. Nascida em 26 de maio de 1914, suas obras são vistas até hoje em Salvador, Bahia, onde viveu até o fim de sua vida, em 13 de março de 1992.
Seu dia é celebrado em 13 de agosto e foi escolhido pois, nesta mesma data, em 1933, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, aos 19 anos, recebeu o hábito de freira na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, Sergipe, e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.
A cerimônia de beatificação de Irmã Dulce foi realizada em Salvador, no dia 22 de maio de 2011, presidida pelo Arcebispo Emérito de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo, enviado do Papa Bento XVI. Como foi também comprovado um segundo milagre, foi decidido que Irmã Dulce seria canonizada. No dia 13 de outubro de 2019, em cerimônia realizada pelo Papa Francisco, no Vaticano, Irmã Dulce foi declarada santa, com dois milagres reconhecidos. Irmã Dulce entrou para a história como a primeira santa nascida no Brasil.
Referência – Um dos maiores da Baixada Santista, o Hospital Municipal Irmã Dulce é um equipamento 100% SUS que atende pacientes não só de Praia Grande como de toda a Região. O Irmã Dulce é o hospital que mais realiza internação regional na Baixada Santista, com cerca de 15 mil somente em 2024. Com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado, é um dos principais equipamentos de saúde da Região.
O HMID é unidade-referência do Estado na Baixada Santista nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.
No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.