PG fortalece relacionamento com Unifesp para futuras parcerias nas áreas ambientais e de saúde
Durante encontro, prefeito reafirmou sua meta de trazer uma universidade pública para a Cidade
Por: JAQUELINE DE MARCO MTB: 52.981 | 19/05/2025
Fortalecendo políticas públicas com base científica e promovendo o desenvolvimento social e econômico para a população, a Prefeitura de Praia Grande reforçou, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 19, o bom relacionamento entre a Cidade e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Durante o encontro, que contou com a presença do prefeito Alberto Mourão e representantes da Universidade, o Município e a organização debateram demandas e firmaram intenções de parcerias para futuros projetos educacionais, em especial nas áreas de saúde e meio ambiente. Na oportunidade também o prefeito manifestou que persevera na meta de trazer uma universidade pública para a Cidade.
A reunião realizada no Paço Municipal contou com a presença do diretor acadêmico do campus da Baixada Santista da Unifesp, Odair Aguiar Jr, o vice-diretor do campus, Igor Medeiros; e a diretora administrativa da unidade Milca de Oliveira Paschoal. Durante o encontro, o chefe do executivo municipal apresentou um panorama geral da Cidade e um histórico de todo o trabalho que o Município vem desenvolvendo em diversas áreas, em especial, em ações de sustentabilidade, além da importância dos investimentos em educação para o desenvolvimento social e econômico da sociedade.
O diretor acadêmico, Odair Aguiar Jr, destacou que a universidade já conta com um campus na Baixada Santista há 20 anos e que esse estreitamente de relação com os municípios da Região é essencial. “Praia Grande é uma Cidade muito importante no contexto da Baixada e até do Brasil. Por isso, a gente veio aqui para debater quais são os interesses em comum e ver o que a universidade pode ofertar para a população, especialmente nas áreas ambientais e de saúde para a melhoria da qualidade de vida e dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos”.
O prefeito de Praia Grande salientou também que esse debate entre o Poder Público e as universidades é enriquecedor para uma sociedade organizada e para uma cidade que busca o desenvolvimento social para sua população. “A universidade é o começo de toda uma discussão que gera mudanças para a população. É um local de debate e, principalmente, de mudanças sociais que impactam diretamente a vida de todos. Por isso, esse estreitamento de relação entre estas organizações de ensino e o Poder Público é tão importante”.
Na ocasião, o prefeito Alberto Mourão voltou a afirmar sua busca para trazer uma universidade publica para Praia Grande. “Sigo perseverando para que isso ocorra. Se for um campus da Unifesp, por exemplo, seria excelente para nossa população. Entendo que isso depende de diversas questões técnicas e orçamentárias da universidade, mas se depender da Prefeitura, Praia Grande segue de braços abertos para recebê-los”, concluiu.