PG intensifica ações para atender pessoas em situação de rua
Medidas visam oferecer serviços do Município voltados a este público
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 06/08/2025

Geograficamente localizada na região central da Baixada Santista, Praia Grande é uma das Cidades que mais tem investido em opções para dar atendimento digno a moradores em situação de rua. A partir desta semana, o serviço de abordagem nas ruas da Cidade foi intensificado e os que aceitam ajuda são direcionados para o Centro POP, que é um dos principais serviços voltados a este público. Com o apoio de assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, é possível se reaproximar da família ou até seguir a vida de uma nova forma.
Durante a abordagem social, os agentes percorrem as vias da Cidade para oferecer ajuda a quem está em situação de rua. Individualmente essas pessoas são abordadas, os profissionais conhecem a história de cada um e os direcionam para os serviços da Cidade.
As regiões do Município foram mapeadas para que as ações sejam efetuadas de maneira a maximizar os resultados. A ideia é mostrar que o Município oferece opções mais saudáveis do que ficar na rua passando frio, calor ou fome. “Objetivo maior é que as pessoas aceitem a ajuda, para que a gente consiga, dentro de cada história de vida, ajudar essa pessoa a se reeguer”, explicou a assistente social que coordena a ação, Alessandra Ramos.
Serviços - No Centro POP são oferecidos serviços de higiene pessoal, alimentação e orientações para ter acesso à documentação básica, para os casos de perda, furto, roubo ou extravio. O recâmbio é quando o morador volta ao convívio dos familiares. A cada passagem no Centro POP, a equipe busca conhecer a história dessas pessoas e oferecer uma oportunidade de reinserção à sociedade. Apesar de atender moradores em situação de rua, o Centro POP não funciona como abrigo.
Abrigo Solidário Eliane Malzoni – Instalado ao lado do Centro POP, no Bairro Quietude, o Abrigo Solidário abre todos os dias, no período noturno, entre as 19h e 7h. O local conta com 72 vagas, banheiro e refeitório. O frequentador pode pernoitar com segurança no abrigo.
Casa de Estar – Instalada no Bairro Melvi, a Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira é uma residência que atende homens e mulheres. No local é possível morar por um período, enquanto a pessoa trabalha ou se prepara para voltar para o âmbito familiar. O local conta com refeições diárias, balanceadas, camas, sanitários e lavanderia.
Consultório na Rua - Serviço de Saúde que atende as pessoas em situação de rua em vários endereços da Cidade. Consultas, exames, curativos e campanhas de vacinação fazem parte dos serviços disponíveis. O consultório instalado dentro de um veículo serve como base para o tratamento de doenças deste público, com visitas periódicas àqueles que estão em tratamento.
Fundo Social de Solidariedade – Recebe doação de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e demais itens que são direcionados para as unidades que atendem pessoas em situação de rua, como o Abrigo Solidário, Casa de Estar e ONGs que realizam trabalhos com este público.
Resistência - A principal dificuldade que os serviços encontram é a resistência dos que estão na rua. Muitos resistem à oferta de ajuda e não querem ir para os serviços pois lá precisam obedecer às regras de horário e convivência com os demais. O uso de drogas e álcool em excesso também prejudicam a socialização e aceitação de ajuda. A facilidade com que encontram dinheiro e comida nas ruas também faz com que prefiram ficar nestas condições.
Como ajudar - Quer direcionar essas pessoas para o serviço certo e dar a oportunidade de saírem das ruas e voltarem para casa? Procure pelo Centro POP, na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.670, pertinho do PS Quietude ou ligue para (3496-5054).