PG promove palestra sobre alimentação para pacientes com TEA
Atividade foi destinada a profissionais da saúde, educação, pais e cuidadores
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 02/05/2024

A Prefeitura de Praia Grande promoveu na terça-feira (30) a palestra “Nutrição e TEA: Desafios da seletividade alimentar” para profissionais da saúde e da educação e também para pais, mães e cuidadores. A atividade fez parte do Abril Azul – Mês de Conscientização sobre Autismo.
A capacitação foi dividida em dois momentos: pela manhã, profissionais da saúde e da educação acompanharam a palestra no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. À tarde, uma atividade foi direcionada especialmente aos pais, mães e cuidadores de pacientes com seletividade alimentar e ocorreu na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi.
A nutricionista Thais Pissolati, especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em seletividade alimentar, foi a palestrante convidada. Ela destacou a importância de abordar esse tema, explicando como ocorre e a necessidade de enfrentar suas causas, para poder proporcionar o melhor acompanhamento durante o tratamento da criança.
“A seletividade alimentar está muito presente no diagnóstico, dentro do TEA, 94% das crianças têm seletividade alimentar. E a alimentação é primordial, a criança precisa se alimentar, mas vemos hoje um déficit grande de nutrientes, vitaminas, minerais, o que impacta nas comorbidades do autismo. Então, nosso objetivo aqui foi falar como lidar isso, enfatizando a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar, contando também com nutricionista especializado em autismo, para conseguir uma melhora no quadro da seletividade alimentar”, explica a especialista.
Profissionais das Usafas, da equipe eMulti (antigo Nasf-AB), do Centro Especializado em Reabilitação (CER), do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) e das clínicas credenciadas que atendem pacientes com TEA participaram da capacitação direcionada à rede municipal de saúde. Servidores da Secretaria de Educação (Seduc) também acompanharam a palestra. A atividade foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.
NEPS – Praia Grande desenvolve um trabalho contínuo de capacitação junto aos profissionais de saúde por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, um setor da Sesap criado especialmente para esse fim. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.