PG promove palestra sobre hipertensão arterial para profissionais das Usafas e do Hospital Irmã Dulce

Ação visa capacitar as equipes e integrar os diferentes níveis de Atenção à Saúde

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 29/02/2024

(Fotos Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande)

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu nesta semana uma capacitação sobre hipertensão arterial para os profissionais das Unidades de Saúde da Família (Usafas) e do Hospital Municipal Irmã Dulce. A ideia é promover uma educação continuada a esses trabalhadores e também integrar os níveis de Atenção à Saúde.

 

As atividades aconteceram nesta terça (27) e quarta-feira (28) na Usafa Noêmia, no Bairro Tupi, e reuniram 190 profissionais. Para dar conta deste público, foram realizadas nos dois dias sessões de manhã e à tarde. Participaram médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da rede municipal de saúde e da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), gestora do Hospital.

 

A palestra foi conduzida pelo cardiologista Fábio de Freitas Guimarães Guerra, diretor de Habilitação Profissional do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DERC/SBC) e coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Casa de Saúde de Santos. O especialista abordou diversos aspectos sobre a doença e ressaltou a importância de o paciente aderir ao tratamento.

 

“Procuramos um tema que se encaixasse na Atenção Primária e, dentre as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial é a patologia que tem o maior número de pacientes. E é a que talvez tenha a maior dificuldade de controle justamente pela baixa adesão. Não devemos culpar ninguém, mas é necessário que todos trabalhem em conjunto, equipe de saúde, paciente e familiares, para mudar esse jogo. E foi muito bom, não esperava tanta gente e tanta receptividade. Foi uma troca bem positiva”, declarou Guerra.

 

Para o responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap, Guilherme Braga Silva, os encontros foram ótimas oportunidades para aproximar profissionais da Atenção Primária e da Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, tratando de um tema comum a ambos. “Estamos fortalecendo essa integração com o Hospital Irmã Dulce ao promover uma educação continuada com temáticas que se aproximam e que proporcionam benefício à toda a rede de Atenção à Saúde, impactando positivamente na melhora da qualidade do serviço prestado à população”, afirmou.

 

NEPS – Praia Grande desenvolve um trabalho contínuo de capacitação junto aos profissionais de saúde por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), um setor da Sesap criado especialmente para esse fim. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.