PIC Real leva evolução dos meios de comunicação para o Palácio das Artes

Tema ilustrou a mostra cultural da unidade, realizada na segunda-feira (10)

Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 11/11/2025

Fotos Amauri Pinilha/Prefeitura de Praia Grande

Cerca de 500 pessoas acompanharam a mostra cultural do PIC Real, realizada na segunda-feira, (10), no palco do Palácio das Artes. O evento teve como tema “A Evolução dos Meios de Comunicação” e envolveu quase 200 participantes, divididos em 13 apresentações. Na plateia, pais, mães, tios e parentes que acompanhavam a apresentação de seus pequenos.

 

As apresentações ilustraram os modos como as pessoas se comunicam, desde a pré-história, com os desenhos nas cavernas até os meios mais modernos, passando por telefone, televisão e internet. Apresentações de dança, com cenas teatrais, serviram como pano de fundo para a Mostra Cultural.

 

Segundo a diretora da unidade, Adriana Lucas, a ideia foi mostrar que, com os meios de comunicação, é possível fazer diferença na vida de uma pessoa. “A essência da comunicação é interagir com pessoas, dar atenção, fazer-se presente. Por mais que não estejamos sempre perto, um telefonema, uma mensagem, pode dar conforto a outra pessoa. Essa é a essência do ser humano”.

 

Uma das participantes da mostra foi a estreante Rosa Maria Fabri, de 63 anos, que dançou no grupo de balé da Melhor Idade. Ela frequenta o PIC há cerca de 4 meses e nunca teve a chance de se apresentar em um palco de verdade. “Um monte de gente fala que não temos idade nem capacidade para fazer balé e nós temos sim. Foi uma emoção maravilhosa, surreal, provamos que podemos muito. O PIC é tudo para mim”.

 

Quem também estreou no palco foi o pequeno Daniel Lima Carneiro, de 8 anos. Ele pratica caratê no PIC Real há três anos, mas nunca se apresentou no palco. O pai, Valmir dos Santos Carneiro, de 43 anos e a mãe, Ana Claudia Firmino Carneiro, de 41 anos, acompanharam tudo de pertinho. “Foi muito emocionante ver meu filho se apresentar, porque às vezes as pessoas falam que crianças com autismo não vão se desenvolver. Hoje ele estava inseguro, mas vê-lo no palco, foi uma felicidade enorme”, explicou a mãe.

 

Um dos temas abordados nas apresentações foi a disseminação de fakenews. O secretário de Projetos Especiais e Estratégicos de Praia Grande, Lucas Mourão, ressaltou a importância de se procurar informação em veículos oficiais e buscar confirmar as noticias em sites oficiais antes de acreditar em qualquer coisa. “Muito pertinente essa mostra destacar um assunto tão atual. Recebemos muitas coisas todos os dias, precisamos confirmar a veracidade das informações”.

 

Serviço – O Programa de Integração e Cidadania (PIC) é um serviço realizado pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. A principal função é servir como referência para interações entre comunidades que vivem na mesma região. Este resultado é obtido por meio de cursos e aulas esportivas, culturais, de lazer e também de geração de renda oferecidas ao longo do ano.

 

O PIC Real fica na Avenida Presidente Kennedy, 17.483, no Bairro Real. O telefone de contato é 3473-6623.