Praia Grande adere ao projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil

Ação visa a formação continuada de docentes com foco na oralidade, leitura e escrita

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 10/05/2024

Fotos Felipe França/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande aderiu ao projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Em 2024, a iniciativa ocorre em 15 estados e no Distrito Federal, com a finalidade de ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita dos alunos. No Município, um grupo de professores, diretores e assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) participam da capacitação. Nesta quinta-feira (9), ocorreu o segundo encontro.

 

Instituída pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, a iniciativa está inserida no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Em Praia Grande, Janaina Aparecida Lima Moyses e Angélica Pessoa de Lima Braga ficarão responsáveis em ministrar a formação. Até dezembro, o grupo participa de aulas presenciais e remotas, sendo que ao final recebem certificado de conclusão.

 

A cada 15 dias, o grupo participa dos encontros presenciais. A EM São Francisco de Assis (Bairro Boqueirão) será o polo das aulas presenciais do LEEI. A turma está dividida em duas. Às terças, parte delas realizam a capacitação tendo Janaina Moyses como formadora. Já às quintas, a outra parte dos inscritos contam com a formada sendo ministrada por Angélica Braga.

 

Em cada encontro, as formadoras intermediarão a troca de experiências entre os participantes. As aulas terão por finalidade apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita. Sem esquecer de respeitar as especificidades da primeira infância no que diz respeito as noções de leitura e de escrita como práticas sociais.

 

Diretora da EM Leopoldo Estásio Vanderlinde (Bairro Nova Mirim), Valéria de Castro Souza, é uma das participantes da formação do LEEI. A docente se inscreveu como uma forma de incentivar os professores da unidade a também participarem. “Um grupo unido chega à um objetivo melhor. Fiz a proposta e elas tomaram estar nessa. A ideia é ainda de propagar o conteúdo para as demais que lecionam na escola”.

 

A EM Estado do Amazonas (Bairro Samambaia) também se faz representada por meio da participação da professora Ana Francisca de Faria Oliveira. A docente destacou a importância de os profissionais estarem em constante aprendizado. “Precisamos estar sempre em busca de melhorar. Para aprender novas técnicas de estímulo à leitura. Afinal de contas, é na Educação Infantil que se insere boas práticas”.