Praia Grande amplia vacinação contra a dengue para adolescentes até 14 anos
Imunização do novo público começa neste sábado (11), no Cemas
Por: RODRIGO HERRERO | 10/05/2024
Praia Grande está ampliando a vacinação contra a dengue para adolescentes até 14 anos. A partir deste sábado (11), e também no domingo (12), o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) estará disponibilizando, das 9 às 15 horas, o imunizante contra a dengue. A partir de segunda-feira (13), a vacinação retorna para as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), cujo horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Ofertada inicialmente para a faixa etária de 10 e 11 anos, vacinação contra a dengue está sendo liberada para adolescentes até 14 anos. Para ter acesso à vacina, é necessário que a criança ou o adolescente esteja acompanhado dos pais ou de um responsável. É preciso também apresentar documento com foto ou certidão de nascimento, carteira de vacinação e comprovante de residência dos pais ou do responsável.
Se a criança ou o adolescente está ou esteve com dengue, deve esperar seis meses, contando a partir do primeiro dia de sintomas, para poder receber a dose. A vacina é contraindicada para pessoas com infecção por HIV e também para quem possui imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação.
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, a vacina Qdenga é tetravalente, imunizando contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Gripe – O Cemas também oferece a vacina contra a gripe, com a Campanha de Vacinação imunizando atualmente todas as pessoas acima dos seis meses. A vacina protege contra complicações relacionadas à doença e possibilita também a queda nas internações e na mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Para receber o imunizante contra a gripe, é necessário levar documento oficial com foto e carteira de vacinação.
A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, H3N2 e a influenza B, da linhagem Victoria. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.
Covid-19 – A vacina contra a covid-19 foi incluída no Calendário Anual de Vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Compõe o esquema vacinal deste grupo três doses do imunizante.
Nos demais públicos, a recomendação atual é priorizar os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da covid-19. As pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidas e gestantes e puérperas são indicadas a receber duas doses anuais.
Já os grupos prioritários devem receber uma dose anual. São eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, indivíduos com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.
As vacinas para crianças menores de 12 anos seguem sendo oferecidas no Cemas aos finais de semana e feriados e nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. Já os imunizantes contra a covid-19 a partir dos 12 anos estão sendo centralizados somente no Cemas, aos finais de semana e feriados.
Outras vacinas – Também segue disponível no Cemas a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O imunizante contra o HPV é a principal forma de prevenção ao câncer de colo de útero. Há ainda vacinação contra a meningite, oferecida atualmente para crianças menores de 5 anos. A meningocócica ACWY, por sua vez, está disponível para quem tem de 11 a 14 anos. Também estão à disposição do munícipe no Cemas os imunizantes correspondentes ao calendário anual de vacinação, como poliomielite, sarampo, hepatite, entre outras.