Praia Grande avança na implementação do sistema de requerimentos digitais

Reunião foi realizada com representantes de todas as secretarias nesta terça (25)

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 27/06/2024

(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)
(Foto Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande)

A Prefeitura de Praia Grande continua avançando na implementação do sistema de requerimentos digitais, lançado em março deste ano e que já conta com cerca de 2 mil requerimentos realizados. Nesta terça-feira (25), técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan), responsável pelo sistema, e representantes de todas as secretarias municipais se reuniram para avaliar o serviço e traçar os próximos passos até que o sistema esteja implantado em todos os setores da Administração.

 

Atualmente, as secretarias de Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb), Administração (Sead) e Planejamento (Seplan) já recebem diversos requerimentos digitais, com previsão de ampliação para as demais secretarias em breve.

 

A prefeita Raquel Chini também participou da reunião e reforçou a diretriz para que as secretarias se esforcem para aderir ao sistema o mais rapidamente possível. “As secretarias que ainda estão com dificuldade em implementar o sistema em suas rotinas ou que têm dúvidas devem providenciar o que for necessário para se adequarem. Essa medida vai ao encontro de uma tendência de modernização e agilização de serviços fundamental principalmente para o munícipe, que é diretamente afetado quando os serviços são prestados com excelência”.

 

Na ocasião da reunião, todo o sistema foi apresentado aos secretários e representantes, inclusive com um passo a passo dos procedimentos e até mesmo um teste de como cada secretaria pode elaborar os seus requerimentos. Ainda assim, a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, explicou que funcionários da Seplan estarão à disposição das secretarias para fazer esse atendimento de plantão de dúvidas, caso seja necessário. “Estamos nos debruçando nas demandas conforme elas vão surgindo, portanto, o trabalho tem sido constante no sentido de atender todas as secretarias. Tanto que já temos cerca de 2 mil requerimentos computados em pouco mais de três meses”.

 

O Sistema de Requerimento Digital foi desenvolvido por equipes da Seplan e está à disposição para que sejam solicitados diversos serviços, como autorizações, alvarás e licenças, entre outros.

 

Para o munícipe realizar o requerimento, basta entrar no site da Prefeitura, acessar a aba ‘Serviços em Destaque’ e clicar em ‘Requerimento Digital’. Em seguida será preciso fazer o login e então clicar em ‘Solicitar’. Também é possível acessar o sistema diretamente através do endereço https://requerimentodigital.praiagrande.sp.gov.br/.

 

Após realizar a solicitação, é possível acompanhar o status e responder às comunicações diretamente pelo sistema. Além disso, todas as ações realizadas são encaminhadas também para o e-mail de cadastro do usuário.

 

ePG – O sistema de Requerimento Digital é uma das medidas que compõem o e-PG, que se trata de um conjunto de ações necessárias à construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública. O e-PG também foi desenvolvido por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan). Entre as ações, destaque para a criação de uma plataforma única de governo digital para a disponibilização de informações institucionais, notícias e prestações de serviços públicos.