Praia Grande celebra primeiro final de semana dos Festejos de Iemanjá 2025

Cerimônia de abertura acontece às 20h45, ao lado da Estátua de Iemanjá, no sábado (06)

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 04/12/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande
Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

Um evento realizado antes mesmo da emancipação de Praia Grande! Esse é o tradicional “Festejos de Iemanjá”, realizado neste (dias 06 e 07) e no próximo final de semana de dezembro (14 e 15). Simpatizantes e fiéis vão se reunir nas areias da Cidade, ao lado da Estátua de Iemanjá (Bairro Mirim), para celebrar a Rainha do Mar. A cerimônia da abertura solene da festividade acontece no sábado, a partir das 20h45, porém, antecedendo ao rito, haverá apresentações da Escola de Curimba Pombinho Branco (17h), Escola de Atabaque Kadu da Curimba (18h) e Grupo Aldeia de Caboclos (19h).


Os Festejos ocorrem na faixa de areia da praia, tradicionalmente do Bairro Mirim até o Caiçara. O evento tem mais de 50 anos de regularização na Cidade, porém documentos antigos mostram que as areias de Praia Grande já recebiam religiosos desde a década de 50.


O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, explica que o evento faz parte também do calendário estadual de Turismo. “Os nossos Festejos de Iemanjá recebem fiéis de todo Estado e até do Brasil, possibilitando que as pessoas possam cultuar sua fé e parte importante no turismo religioso municipal”.


Mais informações sobre a Portaria nº 011/2025, que traz informações sobre o evento deste ano, está disponibilizada no site oficial dos Festejos (turismo.praiagrande.sp.gov.br/festejos-de-iemanja).


Curiosidade - Uma das curiosidades do evento é sobre a localização da Estátua, a primeira imagem de Iemanjá à beira-mar do Brasil. Em 1976, a obra esculpida pelo artista Antonio Miguel de Almeida, com 08 metros de altura, foi alvo de disputa. Na época, todos os adeptos gostariam que a Estátua ficasse mais próxima de sua residência. A solução encontrada pelo prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde foi pegar o mapa de Praia Grande e dividi-lo ao meio, colocando a Estátua neste ponto encontrado no Bairro Mirim.