Praia Grande dá dicas de saúde para você aproveitar bem o feriado de Carnaval

Beber água, ter cuidado com os alimentos e usar protetor solar são algumas das orientações

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 27/02/2025

Foto Fred Casagrande/Arquivo
Foto Fred Casagrande/Arquivo


 

O Carnaval está chegando e com ele um feriado prolongado de muito sol, praia, diversão e lazer em Praia Grande. E para que os dias sejam bem aproveitados e com muita saúde, é importante seguir alguns cuidados na hora de cair na folia e no mar.

 

Com o calor extremo que tem sido registrado no litoral paulista nas últimas semanas, a hidratação é a primeira e fundamental dica que todos devem seguir à risca. "É importante beber em abundância água mineral ou filtrada, além de sucos de frutas naturais, feitos com respeito aos critérios de higiene. É recomendável também que se evite o abuso de bebida alcoólica. É muito importante também ficar atento com idosos e crianças, que se desidratam com mais facilidade”, orienta o médico Eduardo Yabuta, coordenador do Comitê Técnico Científico e dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional de Praia Grande.

 

Atenção também em relação à alimentação. Evite alimentos fritos e gordurosos, dando preferência a alimentos grelhados, assados e mais leves. Outra dica é para quem for à praia: fique atento aquilo que for comprar para consumir. Observe se os itens estão bem conservados e protegidos do sol e da contaminação.

 

“No calor, os alimentos estragam com mais facilidade, havendo uma rápida deterioração daqueles que ficam mais expostos, especialmente em ambiente de intenso calor. Para além disso, é comum no verão haver um aumento do número de quadros virais, os quais podem desenvolver diarreias importantes nas pessoas. Dessa forma, lavar muito bem as mãos e os alimentos são hábitos que auxiliam bastante na prevenção dessas doenças. Também nesse sentido, observar a procedência do gelo utilizado nas bebidas que são servidas”, afirma o médico.

 

Exposição ao sol – É recomendado que se evite a exposição solar direta e prolongada, especialmente entre 10h e 16h. E nos casos de exposição ao sol, use protetor solar, chapéus e óculos escuros. É indicado também o uso de roupas leves, que não retenham muito calor. É recomendável diminuir os esforços físicos, repousando frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados.

 

“A radiação solar, especialmente quando ocorre em determinados períodos do dia, é especialmente prejudicial para a saúde do ser humano. Assim, é fundamental não apenas usar o protetor solar, mas também renovar a aplicação ao longo do dia. Na praia, tomar cuidado com as crianças que entram e saem do mar várias vezes, portanto, o protetor solar deve ser repassado sempre que necessário. É preciso cuidado, pois o câncer de pele possui prevalência maior no nosso país e tem como causa principal a exposição indevida ao sol”, explica Yabuta.

 

Dengue – Os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, também devem ser mantidos, mesmo no feriado. O uso de repelente é um importante aliado no combate ao mosquito, inclusive se a pessoa está com sintomas de dengue. “Isso vai impedir que um mosquito sadio se contamine com o sangue de uma pessoa com dengue e transmita o vírus para outra”, destaca a médica Fernanda Quintão, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

 

Para quem for participar de passeios de ecoturismo, com contato com matas e cachoeiras, deve utilizar, além do repelente, roupas de mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados. Isso vai proteger contra picadas durante os passeios.

 

E o combate ao mosquito também pode ser feito por todos, moradores e turistas. Separe 10 minutos para verificar e eliminar criadouros do mosquito em sua casa ou hospedagem. Quem for viajar, prefira lugares que possuam telas de proteção ou leve mosquiteiro.

 

Atendimento – Caso a pessoa apresente diarreia ou vômito constante, ou qualquer situação que necessite de atendimento médico imediato, procure um dos três pronto-atendimentos da Cidade que atendem 24 horas por dia: Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina; UPA Samambaia; e UPA Quietude.

 

Esses locais podem ser procurados também para o atendimento de casos como: febre alta; fraturas e cortes com sangramento; infarto; derrame; queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito; queimaduras; choques elétricos. Para situações que necessitam de diagnóstico, tratamento e acompanhamento mais prolongado, o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais perto de sua casa.

 

“Praia Grande está preparada para atender a população e os visitantes que estiverem no Município durante o feriado de Carnaval. Com reforço nas equipes, teremos à disposição nossa capacidade máxima instalada de urgência e emergência para atender a todos”, enfatiza o secretário de Saúde Pública da Cidade, José Isaías Costa Lima.