Praia Grande é protagonista de evento estadual e nacional sobre saúde bucal
Encontros online reuniram renomados especialistas para debater melhorias na assistência
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 18/07/2025

Praia Grande marcou presença em dois eventos virtuais para debater a Saúde Bucal no Estado de São Paulo e no Brasil. O primeiro, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP), reuniu especialistas renomados para tratar sobre o cenário estadual desse serviço. Em outro, organizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o foco se voltou à linha de cuidado do câncer de boca, visando o aprimoramento da assistência neste segmento.
Nos dois encontros, transmitidos de forma online para todo o país, Praia Grande esteve representada pelo cirurgião-dentista e estomatologista Yuri Kalinin, atuando atualmente como apoio técnico no Núcleo de Informação em Saúde (NIS) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município. O profissional, que também é membro do Comitê Científico da Construção da Linha de Cuidado do Câncer de Boca do Ministério da Saúde, realizou palestras nas duas ocasiões.
O webinário mais recente ocorreu na quarta-feira (16) e foi realizado pelo INCA com o nome “Construção da Linha de Cuidado do Câncer de Boca: oportunidades e desafios”. Na ocasião, Kalinin fez uma palestra online com o tema “Os Desafios da Organização da APS para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca”. O profissional abordou sobre a sua experiência na gestão municipal com um diagnóstico situacional sobre as condições de saúde bucal e da rede de atenção à saúde bucal nos municípios brasileiros.
“Foi uma enorme satisfação participar desse webinário, trazendo para a discussão a realidade vivenciada nos territórios, onde questões estruturais como a cobertura incompleta de equipes de saúde bucal, a fragilidade na integração com a vigilância e a ausência de protocolos de rastreio ainda são obstáculos importantes. Mas também discutimos caminhos, desde a qualificação dos dados e a valorização dos agentes comunitários de saúde no processo de identificação de fatores de risco, até o uso da tecnologia e da estratificação de risco para planejar ações proativas. A construção da linha de cuidado exige um olhar coletivo, intersetorial e centrado na pessoa”, disse Kalinin.
Praia Grande também foi destaque durante a web-conferência realizada pelo COSEMS-SP no último dia 8 de julho. Com o tema “Saúde Bucal nos Municípios Paulistas”, o encontro contou ainda com representantes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) para debater a Política Nacional de Saúde Bucal, seu financiamento federal e estadual, o Programa Sorria São Paulo e o diagnóstico situacional da Saúde Bucal no estado paulista.
O representante praia-grandense apresentou o diagnóstico situacional dos novos indicadores de saúde bucal dos municípios do Estado de São Paulo, dialogando sobre a Rede de Atenção à Saúde Bucal e a estrutura da APS nos municípios paulistas. “Tivemos debates potentes sobre o financiamento federal, estadual e municipal da odontologia no SUS, e sobre os caminhos para consolidar uma linha de cuidado que vá além do atendimento pontual, construindo uma rede articulada, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e na ampliação do acesso. A experiência de Praia Grande foi compartilhada justamente para mostrar como, mesmo diante de desafios estruturais, é possível avançar quando há planejamento, dados qualificados e vontade política”, declarou Kalinin.