Praia Grande forma 46 alunos dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional

Profissionais se especializaram por dois anos na rede municipal de saúde

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 12/02/2025

Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande


 

A emoção marcou a formatura de 46 alunos dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande, que aconteceu nesta terça-feira (11), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. Os profissionais passaram dois anos se especializando dentro do sistema de saúde praia-grandense, contribuindo para a qualificação do serviço ofertado e do atendimento à população.

 

Estão concluindo a especialização em 2025 um total de 21 médicos pela 8ª Turma da Residência Médica. Já pela 7ª turma da Multiprofissional estão encerrando o curso de pós-graduação 10 cirurgiões-dentistas, nove enfermeiros, quatro fisioterapeutas e dois psicólogos. O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, prestigiou o evento e fez a outorga de grau dos residentes.

 

A cada discurso proferido e a cada homenagem realizada para os profissionais preceptores, responsáveis pelo ensino dos residentes, um misto de emoções passou a tomar conta dos formandos. A alegria pela conclusão da etapa se misturou à melancolia por deixar para trás tantas histórias e vivências.

 

“Agora já vai dando um pouco de nostalgia, já estou com saudade de trabalhar, saudade dos pacientes, mas foram dois anos muito gostosos, todo o processo que Praia Grande oferece para a gente, não só de trabalhar já aprendendo no meio desse processo, mas todas as atividades que a gente fez fora da unidade, tanto de visita domiciliar quanto estágio, foi tudo muito interessante e muito bem-vindo”, comentou a médica Ana Flavia Longo, 27 anos, que teve como base a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Mirim II.

 

Para a enfermeira Joseane de Oliveira Rodrigues, 44 anos, que atuou na Usafa Maracanã, a residência foi a realização de um sonho. “Eu quis muito desde a faculdade, pedi muito a Deus que conseguisse. E quando vi o resultado foi emocionante, agradeci muito porque era algo que eu queria muito. Eu entrei, fiz o inicial com todo mundo junto e fui para uma unidade que adoro, o convívio, o dia a dia, a equipe é maravilhosa, minha preceptora é 10, adoro trabalhar com ela, tudo que eu sei hoje aprendi com as preceptoras. Gostei muito também do contato direto com as famílias. Enfim, foi maravilhoso”.

 

Residência no SUS – O chefe do Executivo Municipal, Alberto Mourão, destacou que os programas de residência praia-grandenses têm papel importante dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito local e nacional. “Para nós é gratificante saber de um programa que começou há 10 anos e proporcionou a melhora da rede básica, pois muitos dos residentes num primeiro momento foram ficando aqui, com uma nova e melhor mentalidade, com uma formação mais qualificada. E a gente está ofertando essa formação que impacta positivamente no nosso sistema de saúde, mas também para todo o país, porque os que não ficarão aqui levarão no coração a cidade de Praia Grande e todo o seu aprendizado”.

 

O secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, José Isaías Costa Lima, enfatizou que os programas de residência são referência na Região e no Estado, promovendo um atendimento cada vez mais qualificado ao público. “Nós contamos hoje com o maior programa de residência médica e multiprofissional da Baixada Santista e do Estado, são 244 profissionais formados. Isso significa que nós temos no mercado de trabalho profissionais mais qualificados, que conseguem entender o indivíduo na sua totalidade, inseridos na família e na comunidade. Com isso, o profissional consegue olhar o indivíduo como um todo, podendo interferir no processo saúde-doença, evitando que as pessoas adoeçam. Esse é o objetivo do projeto, levar qualidade assistencial para a comunidade”.

 

Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

 

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.

 

O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados 244 profissionais. São 118 médicos, 43 dentistas, 47 enfermeiros, 23 fisioterapeutas e 13 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.

 

Saúde da Família – A Saúde da Família é uma especialidade que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as fases da vida. Existe um foco na família e na pessoa, com orientação para a comunidade. O atendimento não acontece apenas quando existe um problema de saúde, o profissional também é responsável por realizar trabalho de prevenção, cura e reabilitação.

 

Para se ter uma ideia da importância dessa especialidade para a saúde pública, uma equipe de saúde da família bem formada resolve de 75 a 85% dos problemas trazidos pela comunidade.

 

Atenção Primária – O setor de Atenção Primária de Praia Grande dispõe de 31 Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura com cobertura de 100% da população.