Praia Grande inicia Plano Preventivo de Defesa Civil para período de chuvas

O PPDC tem vigência até dia 31 de março de 2026

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 03/12/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande
Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Praia Grande (COMPDEC) iniciou nesta segunda-feira (1º) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que visa monitorar as áreas com riscos de alagamentos ou deslizamentos na Cidade. O objetivo é prevenir ocorrências que possam causar transtornos à população no período de chuvas mais intensas.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Henrique Carvalho, a ação visa intensificar o monitoramento, a prevenção e a orientação à população durante o período de maior ocorrência de chuvas. “O PPDC concentra esforços em vistorias e inspeção de áreas de risco, campanhas educativas e prontidão operacional para atendimento emergencial”.


O plano municipal tem vigência até dia 31 de março de 2026, podendo ser prorrogado pela Defesa Civil estadual, e tem início no estado de observação. “Conforme as análises dos índices pluviométricos, os níveis de atenção podem ser alterados para atenção, alerta e alerta máximo”.


A equipe da Defesa Civil de Praia Grande participou do treinamento São Paulo Sempre Alerta – Chuvas 2025/2026, mais uma etapa de preparação das equipes da Defesa Civil, que aconteceu em Itanhaém, em outubro.


Em caso de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 (atendimento municipal 24 horas) ou usar os canais oficiais da Prefeitura para obter informações e instruções. A população também pode se cadastrar nos serviços de alertas para receber comunicados da Defesa Civil, basta enviar um SMS através do número 40199 com o CEP da sua região.


A Defesa Civil de Praia Grande conta ainda com o apoio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), com o monitoramento por câmeras 24 horas por dia nas áreas mapeadas como sendo de riscos a deslizamento ou inundações e também nas praias, em virtude de eventuais ocorrências relacionadas à ressaca do mar.