Praia Grande participa do 16º ICLOC Práticas na Sala de Aula

Seis propostas pedagógicas foram compartilhadas durante o Congresso no sábado (18)

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 21/10/2025

A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande participou com seis projetos do 16° Congresso Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC) Práticas na Sala de Aula. O evento ocorreu neste sábado (18), na Escola Lourenço Castilho, em São Paulo/Capital. As propostas praia-grandenses abordaram assuntos voltados para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Ambiental e Complementação Educacional. Ao todo, 121 propostas pedagógicas foram compartilhadas ao longo do evento.


O Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Seduc participou do ICLOC, compartilhando três projetos desenvolvidos com alunos da rede municipal de ensino. O professor Caio Henrique de Araújo Bissa e a diretora do DEA, Eliane Queiroz, ficaram responsáveis por apresentar a proposta pedagógica com o tema "Educação Ambiental em Praia Grande: Caminhando para a 3ª Década".


Outra proposta do DEA apresentada durante o 16° ICLOC Práticas na Sala de Aula foi o projeto "Águas em Movimento: A Jornada da Bacia Hidrográfica". A docente Cintia Maria Freitas da Silva ficou responsável por compartilhar essa experiência com o público. A participação do DEA foi concluída com a explanação sobre a proposta pedagógica com o tema Mudanças Climáticas, realizada pelas professoras Ana Luiza Haddad Silva e Fernanda Hannickel Portela.


Representatividade – Mais propostas pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais foram compartilhadas no congresso. Na área da Complementação Educacional, a EM Hilda de Carvalho Guedes, no Bairro Samambaia, também marcou presença no ICLOC. As docentes Christiane Gomes Pacheco da Silva, Luciana Gomes Pereira Zambello, Rúbia Christina Gouveia de Souza e Uliciane Leite Torquato Braz levaram o projeto "Raízes que Movem e Entrelaçam: Saberes, Corpos e Vozes".


Na Educação Infantil, a diretora da EM Vila Tupiry, Luana Maurício dos Santos, situada no Bairro Tupi, levou para o congresso o projeto "Família Leitora na Escola". A iniciativa foi desenvolvida ano passado na EM Vereadora Isaura Campos Garcia, na qual era responsável, e deu continuidade na atual unidade de ensino. Enquanto a professora Virna Gomes Meira, que atua na EM Profª Maria de Lourdes Santos, apresentou a proposta pedagógica Aconteceu No Lourdes, uma revista eletrônica produzida por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.