Semana da Diversidade leva informação e acolhimento à população de PG
Atrações seguem até 26 de outubro, em diversos locais da Cidade
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 21/10/2025
A 4ª Semana da Diversidade de Praia Grande começou com uma grade de atrações voltada a levar informação e diminuir preconceitos contra a população LGBTQIAPN+. Capacitações, rodas de conversa e atendimento de Saúde marcaram os primeiros dias do evento. As atrações seguem até domingo, 26, quando acontece a parada LGBTQIAPN+ de Praia Grande.
Na segunda-feira (20), os servidores da Secretaria de Assistência Social (Seas) voltados ao atendimento da população em vulnerabilidade social (Cras e Creas) foram capacitados para o atendimento humanizado de pessoas LGBTQIAPN+. Da recepção aos técnicos, os servidores foram instruídos sobre a forma de acolhimento desse público na rede.
No mesmo dia, a Associação Donnas da Rua participou de uma roda de conversa com pessoas em situação de Rua no Centro POP. Na pauta, respeito e acolhimento, porém a necessidade trouxe um novo assunto para a conversa: a dependência química. Todos estes temas foram tratados no encontro.
À noite, uma roda de conversa na Escola Municipal Roberto Shoji, no Bairro Tupiry, integrou alunos e professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e procurou ensinar os alunos sobre a diversidade, sempre focado no respeito e na humanização das interações. Já na Escola Municipal Albert Einstein, no Bairro Samambaia, os alunos do EJA assistiram a um curta metragem com a temática da diversidade. O Cine Diversidade foi seguido de um bate papo esclarecedor sobre o tema.
Terça-feira (21) – Ao longo do dia, dois grupos de secretários e chefias da Administração participaram de uma capacitação com palestra da advogada e pós-doutorada em Direitos Humanos Patricia Gorisch que teve como propósito informar, educar e orientar os administradores sobre respeito e preconceito no ambiente profissional.
“Eu não posso obrigar ninguém a saber, é um momento de educar, compreender para que as pessoas sejam respeitadas. Esse grande passo que está sendo realizado hoje é para que a Prefeitura esteja preparada para respeitar todos os servidores”, explicou Patricia.
A secretária de Diversidade e Inclusão de Praia Grande, Vera Benício, destacou que pela primeira vez o Município tem a possibilidade de se engajar de forma tão completa na causa LGBTQIAPN+. “Praia Grande agora conta com uma secretaria voltada a essa minoria. Estamos descobrindo os desafios diariamente e aprendendo a lidar com cada um deles. Em todos os eventos da Semana da Diversidade as pessoas têm nos dado retorno muito positivo, querem saber mais”.
A 4ª Semana da Diversidade é organizada pela Secretaria de Diversidade e Inclusão (Sedi), em parceria com Ongs e entidades da Cidade e da região. Confira a programação aberta à comunidade:
Quarta-feira (22) – 19h30 - Roda de Conversa com professores do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) na Escola Municipal São Francisco de Assis.
Quinta-feira (23) – 10h - Roda de Conversa – Direitos da População Trans (CTAP - Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção) – Rua Cidade de Santos, nº 89, Boqueirão.
Sexta-feira (24) – 13h30 - SUS na Praça – (Praça Nossa Senhora de Fátima, Caiçara) – Edição da atividade da equipe da USAFA do bairro, voltada para levar informação e esclarecer dúvidas com foco no tema LGBTQIAPN+.
Sábado (25) – 8h às 13h - Mutirão de retificação de nome e gênero (Defensoria Pública – Rua Apolônio Dias da Silva, nº 51, Bairro Mirim).
Cine Diversidade e exposição fotográfica – Palácio da Artes – 16h – Mostra de filmes, debate e exposição de ensaios com temática lésbica.
Drag Revelação – Palácio das Artes – 19h – evento de visibilidade da arte e da cultura LGBTQIAPN+.
Domingo (26) – 8ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ - Kartódromo Municipal.