Praia Grande sedia encontro entre secretários de Saúde da Região e representantes do Estado

Reunião debateu demandas dos municípios da Baixada Santista

Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 31/10/2025

Fotos: Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

 

Praia Grande foi sede de um encontro entre os secretários de Saúde e técnicos das cidades da Baixada Santista e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) procurou debater as demandas da Região visando uma maior qualificação dos serviços de saúde oferecidos regionalmente. A atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (30) no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

 

Durante o encontro foram debatidos diversos temas que envolvem toda a Baixada Santista. Entre os temas estiveram o Plano Estadual para a Redução de Filas de Espera, o Programa Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde, a aplicação das emendas parlamentares pelos municípios e também dos recursos da Tabela SUS Paulista. Também foram alvo de discussão a desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos e o acréscimo de leitos de psiquiatria na Região, além da disposição das ofertas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos, São Vicente e Praia Grande a partir da necessidade das cidades e com foco na regionalização.

 

“Essa reunião intergestores é itinerante e acontece após os grupos técnicos trazerem para nós o que foi definido nas reuniões técnicas. Por exemplo, tem um fórum para oncologia, ali se definem os fluxos, se discute quais dificuldades estão ocorrendo naquela linha de cuidado e é trazido para nós as propostas que, nessas reuniões, são feitas as deliberações e aprovadas as pactuações, sempre na forma de consenso, não existe votação. O objetivo é sempre ofertar uma maior qualidade na assistência”, destaca a diretora do DRS-IV, Josiane Quintiliano Xavier de Castro.

 

Para o secretário de Saúde de Praia Grande, Isaías Lima, esse encontro é relevante para a saúde de todos os municípios da Baixada Santista e também é uma oportunidade de enfatizar as necessidades praia-grandenses no contexto estadual. “Receber esse encontro em Praia Grande é muito importante porque a gente consegue também pautar questões que impactam diretamente a saúde do nosso município. Dessa forma, solicitamos cada vez mais do Estado a participação no sistema público de saúde da nossa Região”.