Praia Grande sobe duas posições no ranking de cidades inteligentes

Informatização e aprimoramento de serviços municipais estão entre as principais ações

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 30/09/2025

Foto Will Urbano/Arquivo
Foto Will Urbano/Arquivo

Praia Grande continua avançando como cidade inteligente e conectada. Uma prova disso é que a Cidade ficou com a 14ª posição entre os municípios brasileiros com população entre 100 e 500 mil habitantes, e na 35ª posição nacional, subindo duas posições em relação ao ano passado. Os números fazem parte da 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado em evento realizado na Capital na última semana.


 A cerimônia reuniu gestores públicos, especialistas e empresas que impulsionam o segmento. O prefeito Alberto Mourão e representantes de outras secretarias municipais participaram da cerimônia de premiação, ocasião em que Praia Grande recebeu os selos ‘Ouro’ de Cidades Inteligentes e ‘Aspirantes’ de Ecossistemas de Inovação.


Entre os motivos que levaram o Município a figurar com destaque no ranking estão várias ações relacionadas principalmente à informação, aprimoramento de serviços e segurança de dados, como o sistema de matrículas online; atendimento aos cidadãos e solicitação de serviços e licenças online; cadastro imobiliário informatizado e georreferenciado; quilometragem de ciclovias; bilhete/cartão eletrônico para transporte público; semáforos inteligentes; prontuário eletrônico de saúde; e recursos utilizados pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).


A Prefeitura de Praia Grande vem investindo maciçamente em tecnologia e em modernas ferramentas, seguindo um conjunto de ações necessárias para a construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública.


Além do prefeito, participaram também do Connected Smart Cities os secretários municipais de Planejamento, pasta responsável pelo desenvolvimento dos projetos, Josie Yabuta de Lima Hollanda; de Projetos Especiais e Estratégicos, Lucas Mourão Glerean; de Meio Ambiente, Valdir Pereira Ramos Filho; de Transportes, Leandro Avelino; e de Habitação, Fabrício Menezes de Paula.


A 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.