Praia Grande tem cinco representantes no Revelando SP
Artistas e culinaristas participam do maior festival de cultura tradicional do Estado
Por: ALINE ROLLO MTB: 39.222 | 17/05/2024
Praia Grande vai contar com cinco representantes no Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado.O evento reúne artistas, artesãos e culinaristas que poderão apresentar e comercializar seus produtos em uma das cinco edições que acontecem entre maio e setembro de 2024.
As inscrições para seleção de participação no evento ocorreram em março. As propostas selecionadas pela Comissão da Seção de Permissões e Concessões da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande foram enviadas ao Revelando SP, que conta com realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte desde 2017.
O Relevando SP acontece nas cidades de Barretos (16 a 19 de maio), Iguape (13 a 16 de junho), São José dos Campos (4 a 7 de julho), Presidente Prudente (8 a 11 de agosto) e São Paulo (12 a 15 de setembro).
O artista plástico Leo Scotti é um dos representantes de Praia Grande no Festival que será realizado em São Paulo, no Parque da Água Branca. "Participo do projeto Calçadão das Artes na Praça Portugal, Bairro Guilhermina, onde exponho e comercializo minhas obras. Estou muito feliz em estar no Revelando SP, mostrando o trabalho de arte sustentável que eu realizo", afirma.
Roberto Petrovich, artista de dança cigana, já participou do Festival em outras edições e comenta sobre a importância do evento. "O Revelando é um dos mais importantes festivais de culturas tradicionais e representar a Praia Grande me deixa muito orgulhoso". Estreando no Festival, o artesão Marcio Garcia conta que ficou surpreso por ter sido selecionado. "Me deixa muito feliz. Estar em um evento deste porte é gratificante demais".
No setor de culinária tradicional, o culinarista José Antonio aposta nos doces caseiros. "O carro-chefe é o doce de jaca, a aceitação do público é muito boa. Minha expectativa é que a cada ano, as vendas melhorem ainda mais. E nesta edição, estarei no festival de Iguape, que tem um público diferente do de São Paulo", declara.
Para a culinarista Nataly Marina, a expectativa para o Revelando SP é grande."Estarei no festival levando o cuscuz paulista como o prato principal, mas teremos também pamonha, curau e outros quitutes de milho", conta.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, o projeto valoriza as manifestações culturais do Município. “Os participantes terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos para milhares de pessoas, com o festival movimentando e contribuindo para geração de renda em todo Estado. O evento possui mais de 55 edições realizadas, o que representa sua força e tradição ao longo do tempo”, salientou.